Amazônia Sem Fronteira

Política

De autoria de Caio André, projeto que incentiva prática da capoeira nas escolas de Manaus avança na CMM

De autoria de Caio André, projeto que incentiva prática da capoeira nas escolas de Manaus avança na CMM
(Foto: Divulgação – Dicom/CMM)

O Projeto de Lei (PL) 402/2022, de autoria do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), avançou à 17ª Comissão de Esportes da Casa nesta quarta-feira (13). A matéria dispõe sobre a capoeira como uma manifestação cultural e esportiva.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

O projeto incentiva a celebração de parcerias para o ensino da prática nos estabelecimentos de educação básica, públicos e privados.

Para o vereador, a tramitação do projeto significa um estímulo à modalidade é à valorização da cultura do País.

“Nosso projeto destaca o caráter educacional e formativo da capoeira e suas manifestações culturais e esportivas, além de permitir a celebração de parcerias para o seu ensino nos estabelecimentos de educação básica, sejam públicos ou privados”, destacou o presidente da CMM.

Caio André reforçou a importância da discussão sobre ter a capoeira no ambiente escolar e, para isso, ressalta a necessidade do fomento.

“O que visamos com esse projeto é colocar a capoeira como um importante instrumento educacional dentro das escolas municipais públicas ou privadas, e a partir disso, auxiliar na educação e na cultura. Mas nós também queremos ajudar a fomentar a prática da capoeira na cidade de Manaus, e para isso, se faz necessário aporte financeiro, emendas e estamos trabalhando em busca disso”, completou Caio André.

No dia 7 de agosto, houve uma Audiência Pública para ouvir as demandas do movimento capoeirista de Manaus, de propositura do presidente da CMM. A sessão contou com representantes do Ministério Público e da Federação Amazonense de Capoeira (FAC), o que possibilitou elencar diversos pedidos do movimento.

Fonte: ASCOM/CMM

Mais Notícias