O prefeito de Manaus, David Almeida, celebrou, na manhã desta quinta-feira, (15), o resultado que aponta a educação da rede municipal da capital com as maiores notas da sua história nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e, como consequência, a colocação da educação municipal entre as cinco melhores do país. Os números são do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ministério da Educação (MEC), divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
MECSegundo os dados do indicador que mede a qualidade da educação em todo o país, as escolas municipais da capital saltaram da 13ª posição em 2021 para a 5ª, em 2023, quando levado em conta os alunos matriculados do 6° ao 9° ano do ensino fundamental. Já em relação aos estudantes do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, o salto foi do 13° para o 6° lugar no mesmo período.
O prefeito enumerou as causas desse resultado histórico e inédito. “São vários fatores que levaram a esse resultado. Melhoria da infraestrutura, melhoria do conteúdo pedagógico, o reconhecimento salarial dos professores e acima de tudo a qualidade dos nossos profissionais”, destacou.
Ainda de acordo com o chefe do Executivo municipal, o objetivo é fazer com que a cidade, que tem a terceira maior rede de ensino municipal do Brasil em número de alunos, avance ainda mais nos indicadores de educação.
“Nós universalizamos, unificamos o ensino dos professores. Preparamos e treinamos. Por isso, vamos continuar a melhorar nosso processo de ensino e aprendizado”, disse.
A titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Dulce Almeida, enfatizou a importância de reconhecer os professores que trabalharam para obter esse resultado tão expressivo. “Continuamos com a valorização do profissional, por titularidade, por tempo de serviço, colocando efetivamente a valorização no bolso do professor”, afirmou.
Coleção de conquistas
Segundo os números do Ideb, Manaus está na melhor fase da história na rede municipal de ensino. O índice saltou de 5,5 para 6,2 nos anos iniciais do ensino fundamental; e de 4,8 para 5,2 nos anos finais. Os dados se referem ao comparativo de 2021 a 2023. Com isso, Manaus alcançou o maior crescimento entre as capitais brasileiras no período do 6º ao 9º ano, com aumento de 0,4 e também com nota superior à média nacional.
O resultado dessas conquistas colocou a cidade em primeiro lugar no Ideb entre as capitais com mais de 2 milhões de habitantes, deixando para trás locais como Rio de Janeiro, Fortaleza, Belo Horizonte e Salvador.
Para Rosa Denise, chefe da Divisão Distrital Rural da Semed, responsável pelas escolas municipais localizadas fora do perímetro urbano do município, todos os resultados celebrados também alcançaram as 84 escolas da zona rural de Manaus.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
“A consolidação de ações da Semed alcançou também a zona rural. Várias estratégias foram utilizadas. Tempo integral, sexto tempo, busca ativa dos alunos, acompanhamento familiar. É o primeiro resultado assim que conseguimos também na zona rural”, comemorou.
Fonte: ASSESSORIA
👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR