O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou, na tarde desta quinta-feira (08), um simulado de salvamento veicular com 14 vítimas, em um cenário de acidente envolvendo um carro de passeio e um micro-ônibus. A ação teve como objetivo aprimorar as técnicas de atendimento em ocorrências complexas de trânsito.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

A atividade integrou a programação do Curso de Salvamento Veicular (CSV), promovido pela corporação, e ocorreu na rua Jornalista Flaviano Limongi, no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus. No exercício, duas pessoas estavam presas às ferragens do veículo de passeio, enquanto as outras 12 vítimas, simuladas no micro-ônibus, passaram por triagem e foram encaminhadas à área de concentração de vítimas.
“O aumento da frota de Manaus é evidente e isso aumentou também a quantidade de acidentes de trânsito. Isso faz com que a nossa tropa se qualifique ainda mais para atender melhor”, afirmou Reinaldo Menezes, comandante do corpo de bombeiros da capital.
O simulado contou com a participação de aproximadamente 70 militares e 10 viaturas. As capacitações do CBMAM são realizadas de forma contínua, conforme determinação do governador Wilson Lima, com o objetivo de qualificar os servidores e aprimorar os serviços prestados à população.
O coordenador do curso, Everton Augusto, explica como é feito o atendimento inicial no momento da ocorrência. “Fazemos a triagem, verificando as vítimas que têm melhores condições de serem atendidas de imediato e aquelas que com maior gravidade serem conduzidas para hospitais no tempo hábil”, ressaltou;
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
A formação segue o Manual de Fundamentos do CBMAM e adota o Procedimento Operacional Padrão utilizado em emergências de salvamento veicular.
“Sou muito grata a corporação pela oportunidade e principalmente a minha família que me dá toda uma estrutura para nossa ausência para que possamos dar o melhor no nosso trabalho”, pontuou Adrian Franco de Freitas, militar do Corpo de Bombeiros e aluna do curso.
Fonte: ASCOM/CBMAM
👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR





