Amazônia Sem Fronteira

Política

Comissão de Direitos Humanos debate acolhida de refugiados afegãos

Comissão de Direitos Humanos debate acolhida de refugiados afegãos

Comissão de Direitos Humanos debate acolhida de refugiados afegãos
( Foto: Reprodução )

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta quarta-feira (30) sobre a acolhida humanitária para refugiados afegãos. O pedido para a realização do debate é do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP). Ele alerta para o crescimento do número de refugiados afegãos fruto dos últimos 20 anos de conflito naquele país. “Estima-se que apenas no ano de 2021, com a retomada de poder pelo Taliban, um total de 1,3 milhão de afegãos fugiu do país”, afirmou.

O Brasil expediu portaria em 2021 autorizando a concessão de visto temporário e de residência para fins de acolhida humanitária para nacionais afegãos, apátridas e pessoas afetadas pela situação de instabilidade institucional gerada naquele país, com grave violação de direitos humanos ou de direito internacional humanitário.

“Esse documento é de suma importância àquela população, uma vez que surge como uma possibilidade a mais para as pessoas deslocadas daquele país, não excluindo outras modalidades de visto previstas pela Lei de Migração, nem, obviamente excluindo a possibilidade de solicitar refúgio”, disse Orlando Silva.

Foram convidados para a audiência pública, entre outros:

  • o presidente da Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados do Congresso Nacional, deputado Túlio Gadelha (Rede-PE);
  • a conselheira de Direitos Humanos da OAB Silvia Souza.

Confira a lista completa de convidados

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Mais Notícias