Amazônia Sem Fronteira

Saúde

Comissão de Curativos do HPS Platão Araújo trata lesões complexas e reduz tempo de internação do paciente

De janeiro a julho de 2024, já foram atendidos 3,3 mil pacientes pela equipe multiprofissional

Comissão de Curativos do HPS Platão Araújo trata lesões complexas e reduz tempo de internação do paciente
(Foto: Evandro Seixas/SES-AM)

Com objetivo de reduzir o tempo de internação do paciente e controlar infecções mais complexas, o Hospital e Pronto Socorro (HPS) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, na zona leste de Manaus, conta com uma Comissão de Curativos, que atendeu 3.378 pacientes, de janeiro a julho de 2024. O total de pessoas tratadas é 36,48% superior ao número de 2.475 atendimentos realizados em 2023.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Segundo o órgão, a Comissão é formada por uma equipe multiprofissional, composta por 10 pessoas, entre enfermeiras estomaterapeutas e técnicas em Enfermagem. No local, são tratadas lesões complexas, algumas delas com uso de curativos de alto custo.

A Comissão integra o Núcleo de Vigilância, Saúde, Qualidade e Humanização da SES-AM, que tem como foco principal a segurança do paciente. Entre as lesões mais comuns tratadas pelos profissionais da Comissão estão as agudas e crônicas. Além do Platão Araújo, os HPSs 28 de Agosto e Dr. João Lúcio Pereira Machado, e a Fundação Hospital Adriano Jorge, também dispõem de uma comissão instalada com essa finalidade.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a equipe multiprofissional trabalha em conjunto com infectologistas e profissionais de nutrição, oferecendo, assim, um tratamento completo ao paciente que aguarda a cicatrização de lesões e diminuindo o risco de infecções. “É uma equipe especializada em lesões e feridas complexas, que promove o atendimento humanizado e técnico, cuidando assim para que o paciente consiga, com brevidade, a alta hospitalar”, disse.

A enfermeira estomaterapeuta, que integra a Comissão, é uma profissional especializada em lesões, com capacidade técnica para definir que tipo de tratamento será necessário e o material a utilizar para cada caso. “A Comissão de Curativos otimiza os atendimentos”, destaca Nayara Maksoud.

Segundo a enfermeira estomaterapeuta Andrea da Silva, a Comissão atua todos os dias, das 7h às 19h, no cuidado aos pacientes da unidade. Além de fornecer atendimento para casos de alta complexidade, as integrantes da Comissão de Curativos do Platão Araújo também promovem oficinas de capacitação para servidores da unidade, a fim de orientar os profissionais sobre segurança do paciente e controle de infecções.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

“A Comissão de Curativos conta com o apoio da infectologia, tudo para que o paciente tenha o atendimento mais completo, dentro da sua necessidade. Realizamos curativos em feridas extensas, complexas, infectadas e temos por objetivo controlar o quadro infeccioso e reduzir o tempo de internação do paciente”, observou a especialista.

 

Fonte: ASCOM/SES-AM

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias