Amazônia Sem Fronteira

Política

Comissão aprova projeto que cria sistema de acompanhamento em tempo real de estoque do SUS

Comissão aprova projeto que cria sistema de acompanhamento em tempo real de estoque do SUS
Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria sistema para acompanhar em tempo real o estoque e o consumo de medicamentos e produtos na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é melhorar o abastecimento e garantir acesso à informação.

Os dados seriam inseridos pelos estados e Distrito Federal e a administração do sistema seria compartilhada entre as três esferas de gestão do SUS, as quais devem garantir que a população tenha acesso a informações sobre estoque de medicamentos, fórmulas nutricionais e demais produtos de saúde.

A iniciativa, que está prevista em projeto (PL 1932/21) do Senado Federal, altera a Lei 8.080/90, que trata da organização e funcionamento do SUS.

Para o relator, deputado Luiz Lima (PL-RJ), a proposta pode melhorar a logística da rede pública de saúde. “Torna-se etapa essencial para a melhoria da eficiência do SUS e para evitar casos de desabastecimento de produtos estratégicos, como ocorreu durante a pandemia de Covid-19.”

O parlamentar também salientou que a medida facilita o acesso à informação. “O povo é o verdadeiro dono dos bens públicos, por isso, nada mais justo que as informações sobre estoques de medicamentos nas farmácias públicas sejam acessíveis por meio dos sistemas eletrônicos”, disse.

Tramitação
A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O texto está sujeito à apreciação do Plenário.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Natalia Doederlein

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Mais Notícias