Amazônia Sem Fronteira

Cultura

Com quase 180 mil pessoas, ‘Manaus Passo a Paço 2024’ tem primeira noite sem registro de ocorrência grave

Primeira noite de festival ‘Manaus Passo a Paço 2024’ foi marcada por segurança para um público de quase 180 mil pessoas

Com quase 180 mil pessoas, ‘Manaus Passo a Paço 2024’ tem primeira noite sem registro de ocorrência grave
(Foto: Divulgação)

Um público em torno de 180 mil pessoas prestigiou a primeira noite do “Manaus Passo a Paço 2024”, aberto, nesta quinta-feira, (5), no centro histórico da cidade. Um aparato de 180 câmeras de alta performance, do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), espalhadas no perímetro do festival, além de uma força-tarefa de guardas municipais e agentes policiais asseguraram um evento sem registro de qualquer ocorrência grave.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

O prefeito David Almeida reforçou que o “Manaus Passo a Paço” é o maior festival de artes integradas do Norte e Nordeste e, por isso, merece toda atenção, assim como as áreas da saúde, transporte e educação.

“Nós buscamos proporcionar o que há de melhor para a cidade, como saúde, educação, transporte e, na cultura, não poderia ser diferente. A expectativa de público é de 150 a 180 mil pessoas por dia, circulando nos 15 palcos. Este é o maior festival de artes integradas do Norte e Nordeste, diga-se de passagem, é o maior evento do Estado”, pontuou Almeida.

De acordo com o superintendente do CCC, Sandro Diz, as estratégias de segurança foram traçadas com muita responsabilidade nas diversas reuniões realizadas pelo colegiado, integrado por vários órgãos municipais e coordenado pelo CCC.

“O colegiado reuniu diversas vezes, entre as tratativas, a segurança é uma das prioridades. No ano passado, já tivemos sucesso na segurança, sem nenhuma ocorrência nas três noites de festival e, este ano, não seria diferente. Ampliamos o número de câmeras, de agentes da Guarda Municipal e demais secretarias e tudo ocorreu como planejado nesta primeira noite”, disse.

O diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, destacou a atuação das câmeras de segurança e relatório do colegiado. “De acordo com as imagens que acompanhamos e dos relatórios do colegiado municipal, que se reuniu várias vezes durante o evento, não tivemos ocorrência grave e que possamos continuar assim até o fim do festival, pois o sucesso do evento é fazer com que as pessoas tenham segurança na hora de se divertir. É uma grande festa, uma festa democrática, que integra todas as artes e emprega muita gente”, disse.

A operação de segurança do evento contou, ainda, com a integração de órgãos estaduais e do efetivo das Polícias Civil e Militar do Amazonas.

Atendimentos
Embora sem registros graves de ocorrências, os agentes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizaram cem atendimentos relacionados, principalmente, ao calor.

A organização do evento disponibilizou um ponto de hidratação com distribuição gratuita de água para o público.

Colegiado
O colegiado municipal realizou cinco reuniões na primeira noite, para ouvir cada secretaria e ajustar o que fosse necessário no decorrer do evento, com o objetivo de garantir segurança e conforto ao público presente no centro histórico da cidade.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

Guarda Municipal
A Guarda Municipal de Manaus, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), esteve presente com 150 guardas, 170 alunos do curso de formação em estágio supervisionado, 15 viaturas, 20 motos e quatro quadriciclos no Centro Histórico de Manaus.

 

Fonte: ASCOM/MANAUSCULT

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

 

Mais Notícias