O prefeito de Manaus, David Almeida, destacou, nesta terça-feira, (21), as iniciativas da prefeitura para enfrentar os desafios das ocupações irregulares, especialmente em áreas de risco, e reduzir os impactos das tragédias causadas por deslizamentos e enchentes. Segundo o prefeito, mais de 56% da população de Manaus vive em áreas ocupadas de forma desordenada, resultado de décadas de ausência de políticas públicas estruturantes, o que está mudando na atual gestão.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
“Assumimos o compromisso de transformar esse cenário. Estamos executando o maior programa habitacional da história de Manaus, em parceria com o Governo Federal, que prevê a construção de 18 mil moradias até 2028. Além disso, lançamos o primeiro bairro planejado da cidade em 40 anos, que terá 3.500 lotes para abrigar famílias em situação de vulnerabilidade”, afirmou o prefeito em entrevista à TV Amazonas, ao ressaltar que também foram criados 1.067 apartamentos específicos para realocar famílias de áreas de alto risco.
David Almeida também destacou avanços em projetos de contenção e prevenção de áreas de risco. Desde 2021, a prefeitura recuperou 32 grandes áreas de voçorocas (erosões) e iniciou a licitação de outras 13, com um investimento de R$ 67 milhões.
Entre as ações preventivas, também está o reforço da atuação da Guarda Municipal, que ganhará um batalhão ambiental com 350 novos agentes. Essa equipe será responsável por coibir novas invasões e proteger áreas vulneráveis, em um esforço para reduzir as ocupações irregulares e preservar o meio ambiente urbano.
“A tragédia no bairro Redenção e outras ocorrências recentes mostram a necessidade urgente de soluções. Já aumentamos o auxílio-aluguel para R$ 600 e estamos entregando moradias dignas para quem precisa. Em maio, serão entregues as primeiras 576 unidades habitacionais no Parque das Tribos, zona Oeste, seguidas de outras ao longo do ano”, concluiu o prefeito.
Fonte: ASCOM/SEMCOM
👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR