Amazônia Sem Fronteira

Mundo

Com a morte de Elizabeth II, Charles vira rei e Camilla, a rainha

Com a morte de Elizabeth II, Charles vira rei e Camilla, a rainha

Com a morte de Elizabeth II, Charles vira rei e Camilla, a rainha
(Foto: AFP)

rainha Elizabeth morreu, nesta quinta-feira (8/9), aos 96 anos e o Reino Unido já se prepara para um novo monarca subir ao trono. O antigo príncipe de Gales e filho mais velho da rainha, Charles, já é considerado o novo rei, mas outros protocolos precisam ser feitos até que ele seja coroado.

É comum que reis e rainhas do Reino Unido troquem de nome ao assumir o trono. Foi o caso do pai de Elizabeth II, o rei George VI, como ficou conhecido, mas que tinha como primeiro nome Albert. George era um de seus nomes do meio. Charles, no entanto, escolheu ser chamado de Charles III.

Outras mudanças de título ocorrerão para Charles, sua mulher Camilla e seus filhos, em especial William, que passa a ser seu herdeiro.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Charles perde o título de príncipe de Gales, mas William não passa a tê-lo automaticamente. No entanto, a partir de agora William e Kate deixam de ser o duque e a duquesa de Cambridge e passam a usar o título de duque e duquesa de Cornwall — que também era usado previamente por Charles.

Charles reinará ao lado de sua atual esposa, Camilla Parker-Bowles, que passará a ser chamada de rainha consorte, termo usado para parceiros do monarca.

Ao assumir o trono, Charles passa a ser também o chefe da Commonwealth, uma associação de 56 países independentes e, para 14 desses países, além do Reino Unido, se torna o chefe de estado.

Fazem parte da Commonwealth: Austrália, Antígua e Barbuda, Bahamas, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Nova Zelândia, Salomão Ilhas, Tuvalu.

Reino Unido tem um novo rei

A proclamação de Charles como rei ocorrerá nas primeiras 24 horas depois da morte de Elizabeth II.

A cerimônia será no Palácio de St James, em Londres, em frente a um corpo cerimonial conhecido como Conselho de Adesão, que é formado por um grupo de deputados seniores, passados e presentes, e também alguns altos funcionários públicos, altos comissários da Commonwealth e o Lord Mayor de Londres.

No entanto, o rei ou rainha não costuma aparecer na cerimônia. Nesta reunião, a morte da rainha Elizabeth será anunciada pelo Lorde Presidente do Conselho Privado, atualmente Penny Mordaunt, e uma proclamação será lida em voz alta.

Essa proclamação será então assinada pelos presentes, incluindo a primeira-ministra, Liz Truss, o arcebispo de Canterbury e o lorde chanceler.

Primeiro pronunciamento como rei

Pelas redes sociais da família real, Charles fez seu primeiro pronunciamento como rei e prestou uma homenagem à mãe.

“A morte da minha amada Mãe, Sua Majestade a rainha, é um momento de maior tristeza para mim e para todos os membros da minha família. Lamentamos profundamente o falecimento de uma querida soberana e uma mãe muito amada”, diz no começo do texto.

“Durante este período de luto e mudança, eu e a minha família seremos confortados e sustentados pelo nosso conhecimento do respeito e carinho profundo em que a Rainha foi tão amplamente mantida”, termina

Veja o pronunciamento:

https://www.instagram.com/p/CiQU5_OMUQD/?utm_source=ig_embed&ig_rid=b9bcf6b6-2351-47fb-b2b0-10dc7000be6e

(Por Camilla Germano)

Fonte: CORREIO BRAZILIENSE

Mais Notícias