O Cineclube de Arte apresenta a “Mostra Amasonic Productions de Cinema”, na sexta-feira (17), das 18h30 às 21h, no Teatro Gebes Medeiros, situado na avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro, antigo Ideal Clube. Serão exibidos os filmes “A Dor Fantasma” e “Pequei, Senhor”, produzidos por André Diniz e Uriel Vasconcelos. A classificação etária para ambos os filmes é de 16 anos e a entrada é franca.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, o Cineclube de Arte apresenta os curtas-metragens que foram filmados por meio de oficinas totalmente gratuitas, nas quais o cineasta André Diniz pôde contar com a ajuda de outros colegas iniciantes considerados talentosíssimos por ele.
“O intuito dessa mostra é poder compartilhar um pouco do meu trabalho com o público manauara. Precisamos fomentar o cinema em Manaus, mostrando para nossa população que não precisamos focar nossos olhos para fora, temos muitas histórias boas a serem contadas aqui”, reforça o cineasta.
De acordo com André, no filme “A Dor Fantasma” foram utilizadas várias locações públicas. Para isso, a obra obteve o apoio da Prefeitura de Manaus e do Governo do Amazonas na gravação das cenas que buscam ter estilo visual único, que transmitem um clima de mistério e suspense.
“Ao escrever ‘A Dor Fantasma’, me inspirei bastante na estética de cinema Noir e Western, tentei manter sempre um ar de suspense e um clima hostil”, conta André Diniz.
E no curta-metragem “Pequei, Senhor”, a história é baseada no espaço que estava disponível durante a oficina “Comunidade InSet”, realizada na Paróquia Santa Rita de Cássia. “Tentei criar uma história que se passasse em uma igreja, mas mantendo ainda o meu estilo. Ambas as histórias trazem o tema vingança, e questionam como a moral pode ser dúbia”, explica o jovem cineasta.
O cineasta
O cineasta André Diniz, 28 anos, atua no audiovisual desde 2019, tendo iniciado com videoclipes e vídeos jornalísticos. Entrou para a área do cinema no projeto Oficina de Produção Audiovisual (OPA) e na oficina Comunidade InSet, também como instrutor. Dirigiu quatro curtas-metragens em coletivo e três sozinho, tendo um deles, chamado “O Bico”, vencido um troféu na Ita Filmes de 2023.
Em 2024 trabalhou em diversas produções pela lei Paulo Gustavo como Diretor de Fotografia, Editor e Assistente de Fotografia. Viajou para o interior do Amazonas pelo projeto Contos Curumins, ensinando cinema para Comunidades Ribeirinhas. Ministrou os cursos de Direção e Direção de Fotografia na oficina Comunidade InSet, tendo sido nomeado pelos alunos como o melhor instrutor.
Programação da mostra
A Dor Fantasma | Direção: André Diniz | Suspense | 28min58s | Elenco: Rafael Creder, Thiago Jesus, Julia Albuquerque, Raphael Bento, Alexandre Mourão, Jamilly Freire, Géssica Adzangela, Fábio Reis, André Diniz.
Sinopse: Após receber um transplante de coração, o paciente passa a sonhar com o assassinato do antigo dono do órgão, e acaba partindo em uma jornada de vingança.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
Pequei, Senhor | Direção: André Diniz e Uriel Vasconcelos | Drama | 21min51s | Elenco: Alexandre Mourão, Rodrigo Sousa, Raul Souzza, Thiago Jesus, Julia Albuquerque, Ivy Oliveira.
Sinopse: O dever e a moral de um padre são testados quando ele recebe um assassino e o pai da vítima no confessionário.