E ainda distribuiu medicamentos, realizou palestras preventivas e encaminhou as pessoas para fazer exames laboratoriais
O Governo do Amazonas, através do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), realizou ontem (13), a 8ª e a 9ª edições do projeto Chamas de Saúde nos municípios Anori e Manacapuru (a 195 e 68 quilômetros de Manaus, respectivamente), na programação do Governo Presente, com um total de 1.284 atendimentos.
O CBMAM levou para os dois municípios vários profissionais de saúde, como: médicos, odontólogos, enfermeiros, farmacêuticos e assistentes sociais. E ainda distribuiu medicamentos, realizou palestras preventivas e encaminhou as pessoas para fazer exames laboratoriais.
Em Manacapuru, foram realizados 664 atendimentos na área de saúde, e as pessoas ainda participaram de um minicurso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH).
A dona de casa Rosângela Almeida de Lima, 45, moradora de Manacapuru, estava sentindo dor de cabeça e febre há alguns dias. Ela foi atendida pelo médico cardiologista do CBMAM, que passou alguns encaminhamentos de exames para fazer.
“O médico disse para eu cuidar mais da saúde e qualquer alteração no resultado dos exames, procurar uma unidade de saúde da cidade”, contou a dona de casa.
Em Anori, a equipe do Chamas de Saúde realizou 620 atendimentos.
Segundo o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Ximenes Muniz, as ações do projeto Chamas de Saúde estão alinhadas na programação do Governo Presente, ação levada pelo Estado para os municípios do interior.
Na cidade da Ciranda, os bombeiros contaram com a parceria da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI).
“Em Manacapuru, o CBMAM contou com o apoio da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade, que atendeu aos idosos com especialistas em geriatria”, disse Muniz.
Nas ações do Chamas de Saúde é sempre realizado um trabalho prévio com as prefeituras dos municípios para identificar as necessidades de atendimento especializado, na sequência, os bombeiros montam as equipes e as estruturas para atender à demanda mapeada nas comunidades.
O projeto Chamas de Saúde já atendeu a população do Distrito do Cacau Pirêra, em Iranduba, e dos municípios de Autazes, Parintins, Rio Preto da Eva, Eirunepé, Carauari, Codajás, Anori e Manacapuru.
Fonte: ASCOM/CBMAM