A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), de forma conjunta com as polícias Militar (PMAM) e Civil (PC-AM) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM), vai intensificar as operações e as Centrais Integradas de Fiscalização (CIF’s), durante todo o período carnavalesco. Além disso, vai ativar o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC-L), no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho, o Sambódromo, para monitoramento dos eventos realizados no local.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Ao todo, mais de 4,6 mil servidores das Forças de Segurança estarão trabalhando, divididos no policiamento ostensivo, preventivo e investigativo, em Manaus e em todo o interior do estado. Toda a operação Carnaval 2025 foi planejada de forma estratégica para que os foliões possam brincar de forma segura, conforme informou o secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida.
“Nosso planejamento vem sendo alinhado desde o ano passado. Estaremos nas ruas com nossas operações e teremos as nossas CIFs, que vão fiscalizar os eventos e dispensar locais que estejam com eventos de forma irregular, por isso orientamos para que os organizadores se atentem às documentações, porque estaremos nas ruas para, mais um ano, garantirmos um Carnaval tranquilo a todos”, frisou o secretário da SSP-AM.
O policiamento ostensivo e preventivo será fortalecido em toda a capital e no interior com o trabalho da PMAM, a partir do policiamento ordinário e dos grupamentos especializados, que totalizam 3,5 mil militares. O trabalho reforçado, também, será realizado pela PC-AM, que vai fortalecer o efetivo das unidades, que atuam em regime de plantão, e no Sambódromo vai instalar a Delegacia Móvel.
O Corpo de Bombeiros (CBMAM) atuará na fiscalização das bandas e blocos de carnaval com cerca de 350 servidores. O objetivo é garantir a realização do carnaval de maneira segura.
Ativação do CICC
A ativação do CICC vai ser realizada a partir do dia 27 de fevereiro, quando acontecem os desfiles das Escolas de Samba do Grupo B, no Sambódromo de Manaus. As atividades seguem no local de forma integrada com todos os órgãos estaduais, municipais e federais, até o dia 4 de março.
As atividades serão iniciadas antes do início do evento e serão finalizadas ao término dos desfiles. A ideia é que as equipes estejam no local do evento para que, de forma conjunta, possam atuar imediatamente na resolução de uma intercorrência e em caso de qualquer emergência.
CIF’s
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
Durante todo o período carnavalesco, a SSP-AM vai organizar as Centrais Integradas de Fiscalização (CIFs), que contará com a participação de todas as Forças de Segurança e dos demais órgãos fiscalizadores. O objetivo é fiscalizar bandas e blocos de carnaval para certificar a documentação de eventos autorizados como, também, evitar aglomerações e festas clandestinas na capital.
A SSP-AM ressalta que eventos que estejam sendo realizados fora das normas preconizadas conforme estabelecido na Portaria do Carnaval 2025 serão encerrados.