Amazônia Sem Fronteira

Mundo

Câncer, Parkinson e outras doenças: saúde de Putin é alvo de especulações

Câncer, Parkinson e outras doenças: saúde de Putin é alvo de especulações

Rússia nega qualquer enfermidade por parte do mandatário apesar dos rumores que cercam o presidente do país há anos

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, é figura constante nas manchetes do noticiário mundial. Nem sempre o foco são as ações do mandatário na guerra na Ucrânia, que começou em feveireiro deste ano. Há também muitas especulações sobre seu estado de saúde, e novas versões sobre esse assunto voltaram a circular.

Na semana passada, o chefe da inteligência ucraniana, Kyrylo Budanov, afirmou ao canal Ukrainskaya Pravda que Putin tem “várias doenças graves, uma das quais é o câncer”, mas que ele não estaria perto de morrer. Já um ex-espião soviético disse que o presidente tem mal de Parkinson.

New Lines Magazine publicou no início de maio que teve acesso a uma gravação de um oligarca russo em que ele diz que o presidente está “muito doente com câncer no sangue”. 

Em abril, o portal Proekt Media, que atualmente está bloqueado em território russo, fez uma reportagem levantando várias evidências de que Putin estaria tratando um câncer na tireoide.

Segundo a publicação, o cirurgião Yevgeny Selivanov, do Hospital Clínico Central de Moscou, fez 35 visitas a um resort em Sochi, onde Putin tem uma casa, o que foi considerado um indicativo de que um tratamento de câncer estaria em andamento.

Há alguns anos, em 2014, o jornal New York Post publicou ainda que o presidente estava na fase terminal de um câncer de pâncreas e estaria sendo acompanhado por um médico alemão.

Os boatos sobre a saúde do presidente ganharam evidência mais uma vez durante um recente encontro com o ministro da Defesa, Sergei Shoigu. A gravação da reunião, que teve trechos divulgados pelo Kremlin, mostra Putin apertando a mesa durante alguns minutos como uma suposta reação à dor.

As suspeitas forçaram o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, a comentar sobre o caso nesta segunda-feira (30). O chanceler russo negou qualquer doença e disse que todos em “perfeito juízo” podem reconhecer a saúde do chefe do Kremlin.“O presidente Putin aparece publicamente todos os dias. Vocês podem vê-lo nas telas, ouvir seus discursos. Não creio que as pessoas em seu perfeito juízo possam ver um sintoma de doença nesse homem”, disse Lavrov em entrevista às emissoras francesas TF1 e LCI.

Fonte: R7.COM

Mais Notícias