Durante a campanha, os filhos dos doadores tiveram uma programação divertida com tirolesa, rapel e passeio nas viaturas do Corpo de Bombeiros
A primeira campanha de doação de sangue do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), que teve como tema: “Salvar está no nosso Sangue”, conseguiu captar 123 bolsas de sangue durante todo o dia de hoje (15), no Comando Geral em Petrópolis, zona sul de Manaus, e nas unidades onde existem quartéis dos bombeiros no interior.
Na ação, foram realizadas 181 coletas de bolsas de sangue, onde 123 estavam aptas e 58 inaptas.
O objetivo do evento é ajudar a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) na recomposição de estoques do banco de sangue, que hoje está com apenas 400 bolsas.
“Atualmente nosso estoque de sangue se encontra com apenas 400 bolsas. E para suprir essa necessidade, o Hemoam precisa hoje de 800 bolsas de sangue para atender à demanda em Manaus”, informou Suzete Camurça, subgerente de coleta externa do Hemoam.
A unidade móvel de coleta de sangue, conhecida como “Vampirão”, ficou durante o dia estacionado no pátio do CBMAM aguardando os doadores de Manaus, que atenderam ao chamado dos bombeiros e compareceram para doar sangue. Como foi o caso da pedagoga Juliane Cedaro, 42, moradora do bairro, Colônia Oliveira Machado, zona sul da capital.
“Eu sempre tive vontade de doar sangue, porém, nunca tive oportunidade. Quando eu assisti o vídeo do comandante dos bombeiros, coronel Muniz, chamando a população para participar da campanha de doação de sangue, eu vim doar. E aproveitei, trouxe também meus filhos para andarem nas viaturas dos bombeiros”, disse Juliane.
Durante a campanha, os filhos dos doadores tiveram uma programação divertida com tirolesa, rapel e passeio nas viaturas do Corpo de Bombeiros.
O comandante do CBMAM, coronel Orleilso Muniz, disse que a campanha de doação de sangue cumpriu o seu papel, de colaborar com um número significativo de bombeiros militares e civis voluntários para ajudar em uma causa tão nobre que é salvar vidas, através da doação de sangue.
“Com a Campanha “Salvar está no nosso Sangue”, o Corpo de Bombeiros e o Hemoam atingiram um excelente número de militares e civis voluntários para doação de sangue e, assim, contribuíram positivamente para a reposição e o abastecimento do estoque do banco de sangue ”, explicou Muniz.
Os voluntários que doaram sangue receberam um certificado de gratidão do Corpo de Bombeiros.
Fonte: ASCOM/HEMOAM