Durante a sessão plenária desta segunda-feira( 30), a vereadora Brena Dianná (UB) solicitou à Prefeitura Municipal de Parintins e à Secretaria Municipal de Obras a construção de mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e a reforma do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na gleba da Vila Amazônia.
Na solicitação, a vereadora destacou que a gleba consiste no segundo maior assentamento do Amazonas e, é um dos maiores do Brasil. “São mais de 10 mil habitantes e 64 comunidades com a produção agrícola, com inúmeras comunidades. E mesmo com essa dimensão, é possível encontrar a única UBS do distrito fechada aos finais de semana, lembrando que saúde pública é um serviço continuado e não pode ser interrompido”, lembrou.
Brena destaca que a falta de uma UBS a mais para atender a área traz muitos transtornos para os moradores. “Essa situação prejudica todos os moradores, sobretudo crianças, idosos, principalmente no que se refere a única UBS, que conta também com uma restrita quantidade de profissionais da saúde, onde, muitas vezes demoram dias e semanas para fazer uma consulta, e ainda, em outros casos, moradores se deslocam com dificuldade para a cidade de Parintins, até mesmo para fazer uma simples sutura, porque falta material”, disse.
Além disso, a vereadora solicitou a reforma do Centro de Referência de Assistência Social com objetivo de promover uma melhor assistência social e saúde para os moradores desse local.
Asfaltamento
Atenta às necessidades da população daquela área, Brena também destacou a prioridade da comunidade em receber asfaltamento nas ruas.
“São muitos parintinenses que vivem ali na vila, a gente sabe que aquela área é do Incra, mas acima de qualquer debate o poder público municipal tem a responsabilidade de cuidar da população parintinense de forma geral. Uma das coisas que mais me chamou atenção na visita foi ver como se encontram as ruas daquela área. Não é só a estrada que precisa de asfalto. Teremos mais de R$ 70 milhões em investimentos para asfaltamento da estrada da Vila Amazônia, que se segue até Juruti, Santarém e Brasil a fora e que vai melhorar e muito a vida dos Parintinenses. O município de Parintins será o grande beneficiado porque é uma oportunidade de escoar a produção do nosso povo, pois vamos fazer uma comunicação com os outros estados e estaremos acompanhando essa grande obra que está para começar, afinal é dinheiro do povo investido.” especificou a vereadora.
A parlamentar também reforçou o pedido que fez no ano passado, de uma sessão itinerante na gleba da Vila Amazônia.
Fonte: ASSESSORIA