Amazônia Sem Fronteira

Brasil

Bolsonaro será transferido em UTI aérea para Brasília

Ex-presidente passou mal na sexta-feira (11), durante evento do PL no interior do Rio Grande do Norte, e ficou internado em hospital de Natal.

Bolsonaro será transferido em UTI aérea para Brasíliav
(Foto: Jornal Nacional/ Reprodução)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será transferido de Natal para Brasília em um avião com UTI aérea, segundo confirmaram os médicos responsáveis pelo atendimento a ele no Hospital Rio Grande, em Natal, onde está internado desde a tarde de sexta-feira (11).

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Bolsonaro será transferido em UTI aérea para Brasília
(Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução)

Segundo o boletim médico divulgado no início da tarde deste sábado (11), a transferência vai acontecer por decisão de Bolsonaro, em conjunto com a família e do seu médico pessoal, para manter proximidade com familiares. Veja o boletim completo mais abaixo, nesta reportagem.

Ainda de acordo com os médicos, o quadro de distensão abdominal foi amenizado e o ex-presidente tem uma situação estável. Segundo o bolerim, ele teve uma boa noite, com mais de 8 horas de sono, porém

ainda não tem previsão de alta.

O médico Cláudio Birolini, que acompanha o ex-presidente em São Paulo e chegou a Natal na madrugada deste sábado (12), disse que o problema de saúde do presidente tem relação com a facada que ele sofreu durante um atentado em 2018 e as cirurgias realizadas posteriormente.

“Ficou claro que é um quadro de suboclusão intestinal, que respondeu positivamente às medidas terapeuticas adotadas. No momento, nós descartamos a necessidade de uma intervenção cirurgica de emergência, no entanto o quadro que desencadeou tudo isso persiste, portanto ele deve ser avaliado periodicamente para reavaliação das condutas”, afirmou.

 

Segundo diretor do Hospital Rio Grande, o médico Luiz Roberto Fonseca, o avião que será usado é do plano de saúde Unimed.

Boletim Médico – Hospital Rio Grande

Natal/RN, 12 de abril de 2025 – 11h00

O Hospital Rio Grande informa que o paciente Jair Messias Bolsonaro, ex-Presidente da República Federativa do Brasil, permanece internado sob os cuidados de nossa equipe multidisciplinar, evoluindo de forma estável nas últimas 24 horas.

O paciente teve uma noite tranquila, com mais de oito horas de sono, apresentando estabilidade hemodinâmica, sem necessidade de suporte com aminas vasoativas, em oxigenoterapia espontânea em ar ambiente, confortável e com bom padrão respiratório.

Segue em hidratação venosa por meio de cateter central, em uso de nutrição parenteral, manutenção da antibioticoterapia previamente instituída, com sonda nasogástrica aberta e uso regular das demais medicações prescritas.

Apresenta excelente estado de humor, redução do quadro de distensão abdominal e permanece sem necessidade de analgesia. Todos os sinais vitais e exames complementares mantêm-se dentro da normalidade, sem intercorrências clínicas até o presente momento.

Por decisão pessoal do senhor ex-Presidente, em conjunto com sua família, e visando dar continuidade ao tratamento com o suporte e proximidade de seus entes queridos, está programada para o decorrer do dia de hoje sua transferência para a cidade de Brasília/DF.

O paciente permanece sob acompanhamento e assistência integral da equipe médica e multiprofissional desta instituição.

Transferência deve ocorrer à tarde

A informação sobre a transferência já tinha sido divulgada pelo senador Rogério Marinho mais cedo. Segundo ele, a transferência deve ocorrer na tarde deste sábado (12).

“Um avião deve estar chegando nas próximas horas, a partir de 13h30, ou 14h. Esse avião é uma UTI móvel que deverá levá-lo até Brasília”, afirmou Rogério Marinho.

“Nesses últimos anos ele tem esse episódio é um pouco mais exuberando que os anteriores. É muito comum acaba revertendo em medidas clínicas.

Rogério Marinho chegou ao hospital Rio Grande, onde o ex-presidente passou a noite internado, por volta das 8h e conversou com a imprensa por volta das 10h35.

“O presidente está bem, lúcido, estável, está tranquilo, estabilizado. A equipe médica que o acompanha também muito segura do quadro do presidente. Chegou na madrugada o médico da equipe que o acompanha já há algum tempo e eles entenderam que há necessidade de deslocá-lo para Brasília”, disse o senador.

Ainda segundo Rogério, em Brasília, o ex-presidente será internado no hospital DF Star. “Lá se tomará a decisão de qual será o procedimento a seguir. Esse quadro é um quadro que ele já tem desde 2018. Acho que já são quatro operações que ele fez, decorrentes das consequências desse atentado à vida dele em 2018. E os médicos vão avaliar se há necessidade de fazer alguma intervenção”, declarou.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

 

Boletim inicial apontou ‘quadro de distensão abdominal e dor’

De acordo com o primeiro boletim, divulgado no início da tarde de sexta (11), Bolsonaro apresentou “quadro de distensão abdominal e dor”. Ainda de acordo com a nota, Bolsonaro estava com parâmetros vitais estáveis recebendo hidratação e profilaxia antibacteriana.

O primeiro boletim havia apontado necessidade de realizar exames de imagem com contraste para melhor avaliação do quadro clínico, além de indicar que o quadro de saúde era estável.

O diretor confirmou que um andar inteiro do hospital foi reservado para o ex-presidente, por segurança. “A prerrogativa do cargo impõe esse tipo de medida sem nenhum prejuízo ao funcionamento do hospital”, disse.

(Por: Igor Jácome, Pedro Trindade)

Fonte: G1.GLOBO

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias