O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou neste sábado (10) de cerimônia de formatura de Guardas-Marinha na Escola Naval do Rio de Janeiro. O evento ocorreu durante a manhã, com a presença de autoridades civis e militares, incluindo o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira. O mandatário não discursou durante o evento, completando 38 dias sem se pronunciar durante eventos oficiais após a derrota nas urnas.
A cerimônia formou 182 aspirantes integrantes da turma Patriarcas da Independência, que subiram à patente de Guardas-Marinha e receberam suas espadas. Entre os aspirantes, sete são estrangeiros, vindos das marinhas da Bolívia, Cabo Verde, Camarões, Panamá e Senegal.
O evento marcou também a formatura das seis primeiras mulheres integrantes dos corpos da Armada e dos Fuzileiros Navais.
“Frustar quaisquer tentativas arbitrárias à nossa soberania”
O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, discursou aos formados. “A Marinha que juntos estamos construindo será cada vez melhor apresentada, moderna e integrada ao Exército Brasileiro e à Força Aérea Brasileira”, disse o ministro. “Isso é essencial para que o Brasil exerça plenamente a sua capacidade de dissuasão de modo a frustrar quaisquer aventuras arbitrárias à nossa soberania”, acrescentou.
Segundo a agenda da Presidência da República, a cerimônia é o único compromisso oficial de Bolsonaro neste sábado e ele retornou a Brasília no início da tarde.
Fonte: CORREIO BRAZILIENSE