O Barco Hospital São João XXIII iniciou sua terceira expedição em Novo Airão (a 115 km de Manaus) com um total de 355 atendimentos no primeiro dia de ação. A iniciativa, que teve início na sexta-feira (31) e segue até o dia 5 de fevereiro, contempla moradores da comunidade Bom Jesus do Puduari e adjacências com serviços de saúde gratuitos.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
As atividades começam às 7h e incluem consultas médicas e odontológicas, exames laboratoriais e de imagem, além de cirurgias de baixa e média complexidades. De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, o projeto facilita o acesso a atendimentos essenciais para comunidades ribeirinhas. “O Barco São João XXIII possui uma estrutura completa, permitindo desde consultas até procedimentos cirúrgicos, evitando o deslocamento para a sede do município”, destacou a gestora.
Durante a expedição, são oferecidos atendimentos em nove especialidades, incluindo Oftalmologia, Cirurgia Geral, Anestesiologia, Pediatria, Clínica Geral, Radiologia, Ginecologia, Dermatologia e Odontologia. Também estão disponíveis exames como ultrassonografias, raios-x, eletrocardiogramas, mamografias e exames laboratoriais, além da distribuição de medicamentos e vacinação.
No primeiro dia da expedição, foram registrados 151 atendimentos médicos, 26 consultas odontológicas, 18 ultrassons, 16 raios-x, 14 eletrocardiogramas, 20 mamografias e 105 exames laboratoriais. A expectativa é de que, até o encerramento da missão, 2.280 atendimentos sejam realizados.
Atendimento e estrutura
Para acessar os serviços, é necessário apresentar o cartão do SUS ou um documento de identificação pessoal. A triagem dos pacientes é realizada no local, garantindo um fluxo organizado para os diferentes procedimentos disponíveis.
O Barco Hospital São João XXIII conta com uma estrutura hospitalar completa, incluindo duas ambulanchas para eventuais transferências de pacientes. Construída pela Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, a embarcação tem apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e outras instituições.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
Em dezembro de 2024, o Governo do Amazonas firmou um convênio com a entidade para a realização de expedições de saúde em comunidades ribeirinhas do estado, ampliando o acesso da população a serviços essenciais.
Fonte: ASCOM/SES-AM
👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR