Um avião de pequeno porte caiu na manhã deste sábado (15), em um canavial no município de Quadra, no interior de São Paulo. O acidente causou a morte do piloto Nelson Ponzoni, de 77 anos, e da esposa, Vivien Bonafer Ponzoni, de 74 anos. A aeronave pegou fogo logo após a queda, impossibilitando o resgate.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
A aeronave era um monomotor modelo CT-U, fabricado em 1999 com capacidade para transportar até 458 kg, com matrícula PU-MSM. Pilotado por Nelson Ponzoni, caiu por volta das 10h30 em uma área rural próxima à Estrada Municipal Zulmira Coelho Miranda de Oliveira, que liga Quadra a Tatuí. Testemunhas relataram ter visto a aeronave perder altitude rapidamente antes do impacto. Logo após a queda, o avião foi consumido pelas chamas.
Natural de Santana de Paranaíba, região metropolitana de São Paulo, Nelson Ponzoni era um piloto experiente, trabalhou na companhia aérea Varig e foi comandante na Azul Airlines. Amante da aviação, acumulava milhares de horas de voo ao longo da carreira. Vivien Bonafer Ponzoni era uma psicóloga reconhecida, especialista em psicodrama e terapia de família, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com uma extensa atuação acadêmica e clínica. O casal residia em São Paulo, e deixou três filhos.
O motivo da queda está sob investigação e autoridades da aviação já iniciaram a perícia no local. A hipótese inicial é que possa ter ocorrido uma falha mecânica ou perda de controle da aeronave. As condições climáticas eram estáveis no momento do voo, o que descarta a possibilidade de interferência meteorológica.
A queda ocorreu em uma região de canaviais em Quadra, a cerca de 140 km da capital paulista. Nelson e Vivien estavam a bordo do avião para uma viagem particular. O destino final da aeronave ainda não foi confirmado.
O acidente reforça a preocupação com a segurança de aeronaves de pequeno porte no Brasil. Segundo informações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) na última semana, em 2025 já foram registrados 21 acidentes aéreos no país, com dez vítimas fatais — os números não incluem o acidente aéreo deste sábado.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou ao Correio que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência.
“Durante a Ação Inicial, são aplicadas técnicas específicas por profissionais qualificados e credenciados, responsáveis pela coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, e pelo levantamento de outras informações necessárias à investigação”, informou o órgão.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
(Por Danandra Rocha)
Fonte: CORREIO BRAZILIENSE
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR