Um incidente entre um avião da Azul Linhas Aéreas e uma aeronave militar foi registrado no último dia 27 de maio no aeroporto de Petrolina, em Pernambuco, quando o Azul se preparava para decolar em sentido oposto ao da aproximação do voo militar.
O Embraer ERJ-195 da Azul Linhas Aéreas, matrícula PR-AYL, realizava o voo AD-4299, de Petrolina para Recife, em Pernambuco.
A saída estava prevista para às 10h do aeroporto de Petrolina, que não possui Torre de Controle, sendo operado por rádio, que informa os tráfegos reportados.
O avião da Azul taxiava para decolar da pista 13 quando o Serviço de Informação Automática de Voo (AFIS – Automatic Flight Information Service) informou à tripulação que uma aeronave militar estava em aproximação final para pista 31, ou seja, no sentido oposto ao da mesma pista.
A tripulação do Azul alinhou o Embraer ERJ-195 na pista 13 quando a aeronave militar já estava próxima ao pouso.
Segundo o Aviation Herald, o AFIS novamente informou à tripulação que havia uma aeronave na curta final para a pista 31, fazendo com que o Azul rejeitasse a decolagem.
A tripulação da aeronave militar desviou da linha central da pista e arremeteu.
Em seguida, o Embraer retornou ao ponto de espera da pista 13 e partiu, pousando em Recife às 11h09, sem maiores incidentes.
Veja a rota seguida pelo Azul, de acordo com dados da plataforma de monitoramento de voos AirNav RadarBox:
Voo da Azul de Petrolina a Recife (AIRNAV RADARBOX)
Fonte: R7.COM