Amazônia Sem Fronteira

Cidade

Avenida Umberto Calderaro e viaduto Josué Cláudio de Souza começam a receber obras de esgotamento sanitário a partir desta segunda-feira (05)

As obras de implantação de rede coletora e ligação nova de esgoto ocorrem durante a noite e devem durar em torno de 20 dias.

Avenida Umberto Calderaro e viaduto Josué Cláudio de Souza começam a receber obras de esgotamento sanitário a partir desta segunda-feira (05)
(Foto: Divulgação)

A avenida Umberto Calderaro Filho, localizada no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da cidade, irá receber obras de ligação nova de esgoto, a partir desta segunda-feira (05). O viaduto Josué Cláudio de Souza, que dá acesso da avenida Boulevard para Umberto Calderaro, também receberá intervenções para implantação de rede coletora. Os serviços ocorrem no período noturno, das 22h às 5h, e têm previsão para serem concluídos na segunda quinzena de agosto.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Durante as intervenções, agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) irão atuar com orientações aos motoristas que trafegam pelo local. No viaduto, serão implantados cerca de 100 metros de rede coletora. Lá, os serviços se concentram na faixa da esquerda, deixando as outras faixas livres para o trânsito.

“Nos adaptamos à geografia da cidade. Nesta área, por exemplo, realizaremos implantações de redes aéreas que irão acompanhar toda extensão do viaduto. Para que o serviço seja executado com segurança, será necessário a interdição de uma faixa”, explica o gerente de Projetos, Jean Damaceno.

Na outra frente de obra, na avenida Umberto Calderaro Filho, o serviço ocorrerá primeiramente na faixa da direita, entre as ruas Marciano Armond e Salvador, com serviços de execução de ligações novas. Posteriormente, a intervenção será realizada me mesmo trecho, na faixa da esquerda.

“Esta é uma via de grande fluxo e optamos pelo horário noturno para gerar o mínimo de impacto para população. Vamos atuar no viaduto e na Umberto Calderaro, porém, na avenida teremos duas fases, sendo a primeira com atuação na faixa da direita e a segunda, com intervenção na faixa da esquerda, sempre deixando três faixas livres. É importante ressaltar que estas pequenas interdições são necessárias para que Manaus evolua no quesito esgoto e usufrua de todos os benefícios que chegam junto com o serviço, como melhorias na saúde da população e na qualidade dos nossos igarapés ”, destaca o Damaceno.

Todo esgoto coletado nesta área será transportado até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Educandos. Na unidade o efluente irá passar por um minucioso tratamento para, posteriormente, ser devolvido à natureza livre de contaminações. Atualmente, são tratados 62 milhões de litros de esgoto por dia.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

As obras fazem parte do programa Trata Bem Manaus, que irá universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto até 2033.

 

Fonte: ASCOM/ÁGUAS DE MANAUS

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

 

Mais Notícias