Perceba nas entrelinhas o que motivou o choro da doméstica e estudante do EJA, Sandra Lima do Nascimento, de 48 anos, ao ver uma formiga no microscópio pela primeira vez. O vídeo dela está viralizando nas redes sociais (assista abaixo)
Sandra faz parte dos milhões de brasileiros que tiveram que abandonar os estudos para trabalhar e hoje, após 25 anos longe das salas de aulas, ela está resgatando o velho sonho e tendo acesso a informações que tinham ficado para trás.
“Fiquei maravilhada. Achei linda a formiguinha se mexendo. Fiquei parada, a olhando. Fiquei louca. Ela parecia estar do meu tamanho”, contou a aluna que voltou a estudar em 2019 e agora faz planos um futuro diferente, com persistência
Tudo para mim é novidade, mas não posso desistir. Enquanto eu estiver respirando, o que eu quero é aprender”, contou Sandra.
Guerreira
Sandra trabalha como empregada doméstica durante o dia e à noite cursa pelo EJA – Educação de Jovens e Adultos – o 1º ano do ensino médio no Instituto Federal de Goiás. Curso que faz desde agosto com muita dedicação.
A estudante, inclusive, tem planos para cursar uma graduação quando terminar o ensino médio. Apesar de ainda não ter escolhido um curso, ela conta que biologia passou a ser uma opção depois de tamanha empolgação em ver animais pelo microscópio.
Ela é aluna do curso técnico de Refrigeração e Climatização da modalidade EJA do Instituto Federal de Goiás.
O vídeo que está viralizando
O registro do momento em que Sandra se emociona ao ver a formiga foi feito pela professora Rúbia Cristina Pinheiro, em uma aula de biologia realizada na semana passada.
O vídeo foi compartilhado nas redes sociais pelo professor Antônio Araújo, que também leciona na instituição, com autorização da estudante, e pela própria instituição e comoveu a todos.
“Para não deixar esquecer que a ciência também é uma via de acesso à beleza do mundo”, escreveu o professor, na postagem.
Emocionou os professores também
E não foi só a Sandra que se emocionou. Os professores presentes choraram junto com ela.
“A aula de laboratório é sempre muito legal. É uma oportunidade que eles têm de descobrir um mundo novo, mas nunca vi ninguém se emocionando dessa maneira”, disse Rúbia.
Fonte: SNB