Amazônia Sem Fronteira

Cidade

Apae Manaus tem mais de 100 pessoas na fila de espera e busca doações, que podem ser dedutíveis no imposto de renda

Apae Manaus tem mais de 100 pessoas na fila de espera e busca doações, que podem ser dedutíveis no imposto de renda
(Foto: Divulgação)

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Manaus) enfrenta um desafio crescente: mais de 100 pessoas aguardam na fila de espera para atendimento, mesmo com quase 200 assistidos já beneficiados. A instituição, que presta serviços a crianças, adolescentes, adultos e idosos com deficiência intelectual e múltipla, necessita urgentemente de apoio financeiro e doações para ampliar sua capacidade de atendimento e reduzir a fila.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Para reverter essa situação, a Apae Manaus busca parcerias com empresários, lojistas e demais membros da sociedade. Além disso, vereadores, deputados estaduais e federais e senadores podem contribuir destinando emendas parlamentares durante a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), fortalecendo ainda mais os recursos da instituição.

As contribuições podem ser realizadas de diversas formas, como doações financeiras diretas, fornecimento de materiais essenciais e ações de voluntariado corporativo.

Entre as necessidades prioritárias estão:

• Apoio financeiro – para ampliação do atendimento e redução da fila de espera;
• Alimentação – garantindo três refeições diárias aos assistidos;
• Materiais essenciais – como produtos de higiene e materiais de expediente;
• Contratação de profissionais especializados – médicos, terapeutas, nutricionistas, educadores, entre outros;
• Infraestrutura – para melhorias e adaptações que assegurem ambientes adequados e acessíveis.

Uma das vantagens para empresas e pessoas físicas que colaboram é a possibilidade de dedução fiscal no imposto de renda, conforme a legislação vigente, o que torna a doação também um benefício financeiro para os doadores.

Parcerias e eventos

A instituição está ativamente buscando parcerias para fortalecer suas ações. Entre os projetos, destacam-se os preparativos para a realização da segunda edição do CarnApae, evento marcado para o dia 8/3, a partir das 17h30, na sede da instituição, localizada na avenida Ivanete Machado, s/nº, conjunto Castelo Branco, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, com mesas à venda por R$ 50,00, que já podem ser compradas na própria sede.

Para a realização do evento, a Apae Manaus está em busca do apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), representada pelo secretário Caio André, e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), comandada pelo diretor-presidente Jender Lobato.

A Apae Manaus também está engajada na captação de apoio de empresários, industriários e comerciantes, enviando e-mails para marcar reunião com os titulares da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), entre outros.

Para apoio logístico e na captação de recursos, que incluem também a doação de cestas básicas, a instituição ainda busca convênios com a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), com a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) e Secretaria de Estado de Fazendo (Sefaz), além de outras secretarias, fundações e autarquias.

As doações podem ser feitas também por pessoas físicas, com dedução no imposto de renda, pelos próprios gestores, servidores e parlamentares.

Apoio governamental

Além da busca de parcerias com o setor privado e o Poder Legislativo, a Apae Manaus conta com o apoio do Governo do Estado. Por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), a instituição dispõe de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, fisioterapeuta, assistente social e profissionais administrativos. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) também colabora, fornecendo equipes de limpeza para manter a estrutura adequada.

“Acreditamos que a solidariedade da comunidade e o comprometimento dos parceiros públicos e privados são fundamentais para transformar vidas. Cada doação, seja por meio de recursos financeiros, materiais ou serviços, nos aproxima de um futuro mais inclusivo, onde ninguém fique à margem da sociedade”, afirmou a presidente da Apae Manaus, Ione Tôma.

Como contribuir:

Interessados em apoiar a causa podem entrar em contato diretamente com a instituição para mais informações sobre doações e parcerias:

• Presidente da Apae Manaus – Ione Tôma
• E-mail – apaemanaus@apaemanaus.com.br
• Telefone – (92) 99282-8220
• Endereço – Avenida Ivanete Machado, s/nº, conjunto Castelo Branco, bairro Parque 10 de Novembro, Manaus, Amazonas, CEP: 69.055-010

Contribuições podem ser realizadas via PIX (CNPJ 04.216.628/0001-80)

Com o apoio da sociedade, de representantes públicos e de parceiros do setor privado, a Apae Manaus espera ampliar sua capacidade de atendimento e transformar ainda mais vidas por meio da inclusão, da dedicação e do amor ao próximo.

 

Fonte: ASCOM/APAE

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias

Exit mobile version