Amazônia Sem Fronteira

Saúde

Anafilaxia: uma emergência médica que requer atenção imediata

Anafilaxia: uma emergência médica que requer atenção imediata
(Foto: Reprodução)

A anafilaxia é uma reação alérgica grave e potencialmente fatal que pode ocorrer rapidamente após a exposição a um alérgeno específico, como alimentos, picadas de insetos, medicamentos ou substâncias químicas.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

“Os alérgenos mais conhecidos são itens simples e que fazem parte do cotidiano, como leite, amendoim, frutos do mar, látex, medicamentos do dia a dia e insetos como abelhas, vespas e formigas, entre outros”, destaca Renata Friggi, pediatra e alergista do viValle, um dos principais hospitais do Vale do Paraíba.

Segundo dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), cerca de 30% da população brasileira têm algum tipo de alergia e, desse percentual, 20% são crianças. Dentre todas as alergias, uma pequena parcela da população evolui para reação grave tipo anafilática.

“Não existe ao certo um percentual de mortes por reação anafilática no Brasil, mas alguns estudos encontraram 0,87 mortes por milhão de pessoas/ano, índice provavelmente abaixo da realidade devido à subnotificação”, explica a médica.

Entre os principais sintomas de alerta estão dificuldade respiratória, com sensação de fechamento da garganta; inchaços repentinos nos lábios, olhos, língua ou rosto; erupções cutâneas e coceiras; tontura, desmaios e vômitos.

“A anafilaxia é uma condição séria que pode ocorrer a qualquer momento. A conscientização sobre os sintomas de alerta, o tratamento adequado e as medidas preventivas são fundamentais para garantir a segurança das pessoas com alergias graves”, alerta Dra. Renata Friggi.

De acordo com a especialista, prevenir a anafilaxia é tão importante quanto saber como tratá-la. Por isso, confira algumas diretrizes para evitar reações alérgicas graves:

– Identifique quais substâncias desencadeiam reações alérgicas e evite-as;

– Informe aos amigos, familiares e colegas sobre as suas alergias e como tomar medidas apropriadas em situações de emergência;

– Leia os rótulos dos alimentos com atenção para evitar ingredientes aos quais você é alérgico;

– Com ajuda do seu médico, identifique quais os medicamentos eficazes e a dosagem adequada para o seu caso, e ande sempre com eles;

– No caso de alergias a picadas de insetos, previra roupas de manga longa e use repelentes.

Ao identificar sintomas de anafilaxia, ou suspeitar de uma reação alérgica grave, acione imediatamente o serviço de emergência, mantenha a pessoa deitada de costas, posição que ajuda a garantir um fluxo sanguíneo adequado para o coração e o cérebro, e monitore os sinais vitais e consciência da pessoa.

“Só dê algum medicamento com orientação médica prévia”, orienta Dra. Renata. “Lembre-se, a anafilaxia é uma emergência médica, portanto, a ação rápida pode salvar vidas”, complementa a alergista do Hospital viValle, unidade da Rede D’Or localizada em São José dos Campos.

Fonte: VFR COMUNICAÇÃO

Mais Notícias