Amazônia Sem Fronteira

Amazonas

Amazonas reforça compromisso com avanços logísticos sustentáveis em 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal

Amazonas reforça compromisso com avanços logísticos sustentáveis em 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal
(Foto: Ricardo Machado / Secretaria-geral da Vice-governadoria)

Vice-governador Tadeu de Souza reitera necessidade de integração da região amazônica para promover o crescimento sustentável

O Governo do Amazonas fortaleceu a mobilização dos nove estados da Amazônia Legal em defesa do avanço da infraestrutura logística e de transporte na região de forma sustentável. A garantia foi dada nesta sexta-feira (12), em Rio Branco (AC), pelo vice-governador Tadeu de Souza, que representou o governador Wilson Lima no 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

O fórum, que funciona como plataforma de cooperação regional, reuniu governadores, vice-governadores e secretários da Amazônia Legal, membros do Poder Judiciário e do Governo Federal. Durante dois dias, os debates giraram em torno de soluções conjuntas e sustentáveis para o enfrentamento dos eventos climáticos extremos que afetam a região.

Na presença dos ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), o vice-governador destacou os impactos logísticos positivos da implantação do projeto federal Manta-Manaus, lançado esta semana em Tabatinga (a 1.180 quilômetros da capital).

A nova rota multimodal poderá interligar Manaus com o porto de Manta, no Oceano Pacífico, no Equador, eliminando a dependência do trajeto feito atualmente pelo canal do Panamá. A expectativa é aumentar a competitividade do que é produzido no Polo Industrial de Manaus (PIM), com redução de até 25 dias na entrada de insumos e exportação de produtos.

“A rota Manta-Manaus é a oportunidade que a gente tem de diminuir o custo amazônico dos produtos da Zona Franca de Manaus. Essa priorização que, hoje, o Governo Federal tem de dar uma nova cara à infraestrutura nesse eixo Norte é muito bem-vinda. Esse é um projeto estratégico que tira o Amazonas do isolamento que, até então, ele vivia”, ressaltou Tadeu de Souza.

De acordo com o Ministério de Planejamento e Orçamento, o projeto Manta-Manaus está inserido no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) com status prioritário. Nesse sentido, a ideia é que o novo eixo logístico seja finalizado até o ano de 2026 e se consolide como Rota de Integração Sul-Americana.

Sobre o Fórum

Além do vice-governador Tadeu de Souza, a comitiva do Amazonas presente ao evento foi composta pelo secretários estaduais Eduardo Taveira (Meio Ambiente), Daniel Borges (Produção Rural) e Marcos Apolo Muniz (Cultura e Economia Criativa), além da desembargadora Mirza Telma Cunha, representando o Poder Judiciário.

O objetivo central do fórum, iniciado na quinta-feira (11), é alinhar soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios enfrentados pela Amazônia Legal, consolidando esforços em favor do desenvolvimento econômico e social da região. O evento é promovido pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL).

Participaram, também, os governadores Helder Barbalho (Pará); Gladson Cameli (Acre); Mauro Ferreira (Mato Grosso); Carlos Brandão (Maranhão); Clécio Vieira (Amapá); os vice-governadores Laurez Moreira (Tocantins) e Sérgio Gonçalves (Rondônia); além do secretário de Agricultura, Márcio Granjeiro, que representou o Estado de Roraima.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

“Este é momento ímpar onde nós estamos demonstrando um compromisso, uma união de esforços para que a gente possa diminuir as diferenças”, disse o governador do Acre, Gladson Cameli.

 

Fonte: ASCOM/SECOM

Mais Notícias