Vice-governador Tadeu de Souza reitera necessidade de integração da região amazônica para promover o crescimento sustentável
O Governo do Amazonas fortaleceu a mobilização dos nove estados da Amazônia Legal em defesa do avanço da infraestrutura logística e de transporte na região de forma sustentável. A garantia foi dada nesta sexta-feira (12), em Rio Branco (AC), pelo vice-governador Tadeu de Souza, que representou o governador Wilson Lima no 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
O fórum, que funciona como plataforma de cooperação regional, reuniu governadores, vice-governadores e secretários da Amazônia Legal, membros do Poder Judiciário e do Governo Federal. Durante dois dias, os debates giraram em torno de soluções conjuntas e sustentáveis para o enfrentamento dos eventos climáticos extremos que afetam a região.
Na presença dos ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), o vice-governador destacou os impactos logísticos positivos da implantação do projeto federal Manta-Manaus, lançado esta semana em Tabatinga (a 1.180 quilômetros da capital).
A nova rota multimodal poderá interligar Manaus com o porto de Manta, no Oceano Pacífico, no Equador, eliminando a dependência do trajeto feito atualmente pelo canal do Panamá. A expectativa é aumentar a competitividade do que é produzido no Polo Industrial de Manaus (PIM), com redução de até 25 dias na entrada de insumos e exportação de produtos.
“A rota Manta-Manaus é a oportunidade que a gente tem de diminuir o custo amazônico dos produtos da Zona Franca de Manaus. Essa priorização que, hoje, o Governo Federal tem de dar uma nova cara à infraestrutura nesse eixo Norte é muito bem-vinda. Esse é um projeto estratégico que tira o Amazonas do isolamento que, até então, ele vivia”, ressaltou Tadeu de Souza.
De acordo com o Ministério de Planejamento e Orçamento, o projeto Manta-Manaus está inserido no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) com status prioritário. Nesse sentido, a ideia é que o novo eixo logístico seja finalizado até o ano de 2026 e se consolide como Rota de Integração Sul-Americana.
Sobre o Fórum
Além do vice-governador Tadeu de Souza, a comitiva do Amazonas presente ao evento foi composta pelo secretários estaduais Eduardo Taveira (Meio Ambiente), Daniel Borges (Produção Rural) e Marcos Apolo Muniz (Cultura e Economia Criativa), além da desembargadora Mirza Telma Cunha, representando o Poder Judiciário.
O objetivo central do fórum, iniciado na quinta-feira (11), é alinhar soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios enfrentados pela Amazônia Legal, consolidando esforços em favor do desenvolvimento econômico e social da região. O evento é promovido pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL).
Participaram, também, os governadores Helder Barbalho (Pará); Gladson Cameli (Acre); Mauro Ferreira (Mato Grosso); Carlos Brandão (Maranhão); Clécio Vieira (Amapá); os vice-governadores Laurez Moreira (Tocantins) e Sérgio Gonçalves (Rondônia); além do secretário de Agricultura, Márcio Granjeiro, que representou o Estado de Roraima.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
“Este é momento ímpar onde nós estamos demonstrando um compromisso, uma união de esforços para que a gente possa diminuir as diferenças”, disse o governador do Acre, Gladson Cameli.
Fonte: ASCOM/SECOM