Amazônia Sem Fronteira

Amazonas

Amazonas está entre os cinco estados brasileiros que registraram melhora nos indicadores de homicídios

Amazonas está entre os cinco estados brasileiros que registraram melhora nos indicadores de homicídios
(Foto: Carlos Soares/SSP)

O resultado positivo é reflexo dos investimentos na segurança pública durante os últimos anos

O Amazonas está entre os cinco estados brasileiros com melhora nos indicadores de homicídio. O estado alcançou o 4º lugar no ranking, conforme o levantamento do Monitor da Violência, feito pelo Portal G1. Os dados – referente ao crime de homicídio doloso – são de 2022 e contabilizados no índice por 100 mil habitantes.

Segundo os dados, em 2022, o Amazonas registrou uma redução de 10% em relação aos crimes de homicídios dolosos. O estado ficou atrás apenas do Amapá – que registrou a maior queda no número de assassinatos no Brasil (-25%), e de Roraima (-11%). O Amazonas está empatado com o Ceará, que registrou a mesma redução de 10%.

Leia também:

Conforme o monitor da violência, em relação aos crimes violentos, o Amazonas teve uma queda de quase 9%, em relação aos outros estados brasileiros. Os dados monitoram, de forma geral, os homicídios dolosos, os latrocínios e as lesões corporais que resultaram em mortes.

O resultado positivo é reflexo dos investimentos na segurança pública durante os últimos anos. Com o programa Amazonas Mais Seguro, lançado em 2021, o Governo do Amazonas realizou uma série de entregas, incluindo materiais para suprir necessidades de anos sem investimentos pesados, aquisição e implantação de tecnologia como o Cerco Inteligente de Videomonitoramento, o ‘Paredão’, que conta com 500 câmeras.

Maior redução de homicídios
Conforme os dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Manaus teve, em fevereiro, o menor número de homicídios dos últimos dez anos, para o mês. A diminuição é reflexo das ações integradas das forças de Segurança a partir dos investimentos realizados pelo Governo do Amazonas. Em 2022, o número de mortes violentas na capital caiu 10%, enquanto no País a média foi de 1%.

Fonte: ASCOM/SSP-AM

Mais Notícias

Exit mobile version