Amazônia Sem Fronteira

Educação

Alunos municipais recebem medalha de ouro e certificados pela participação na Olimpíada Nacional de Ciências

Alunos municipais recebem medalha de ouro e certificados pela participação na Olimpíada Nacional de Ciências
(Foto: Eliton Santos/ Semed)

Alunos do 9º ano do ensino fundamental, da escola municipal Antônia Pereira da Silva, da Prefeitura de Manaus, bairro Santa Etelvina, zona Norte, foram premiados com medalhas de ouro e certificados de Honra ao Mérito pela participação na 2ª edição da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). O resultado foi divulgado, na segunda quinzena de outubro, e premiou os estudantes Rayssa Juliana Brito da Silva, 15, Karolina Luiza de Oliveira Romão, 15, e Anderson Coelho da Mota, (14).

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

A ONC integra o programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco sociedades científicas: a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Associação Brasileira de Química (ABQ), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O evento é resultado de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), às sociedades e se destina a estudantes do ensino médio e do 6º ao 9º ano, do ensino fundamental.

No total, a escola contou com a participação de nove alunos, na primeira etapa, com a realização de provas objetivas, com 20 questões, contendo ciências, biologia, física, química e astronomia. Já na segunda etapa é decisiva, dos quatro alunos participantes, os três premiados tiveram prova dissertativa com dez questões, envolvendo as mesmas disciplinas na fase anterior.

A diretora da escola, Cristiane Marques Rodrigues, ficou feliz com o esforço de todos os envolvidos. “Mais do que medalhas, certificados, a gente também percebe que os nossos alunos adquiriram um conhecimento que é levado para toda a vida. Creio que, nas outras escolas, eles também vão se destacar. Aproveito para agradecer a equipe, porque esse trabalho é em conjunto, não só os professores, coordenadores, mas de toda equipe da escola”, citou.

Uma das educadoras responsáveis pela preparação dos alunos, a professora de ciências, Luciane Cabral, destacou os resultados como fruto de muito trabalho, dedicação e esforço, de forma uniforme, para conseguir esse destaque nacional.

“É o resultado do esforço dos alunos terem se dedicado, mas também da grade curricular pedagógica, que a gente pode aplicar na sala de aula. Além disso, preparamos material de apoio com videoaula, PDF, simulados, de acordo com as provas anteriores. Esse trabalho vem sendo realizado desde o ano passado. A gente vem trabalhando com esses alunos, que mostram interesse e se destacam também pela nota e com uma determinada disciplina. A gente identificava os alunos, fazia os convites e reforçava os estudos com eles”, explicou.

A aluna do 9º ano, Karolina Luiza de Oliveira, 15, é bicampeã das Olimpíadas, pois conquistou a segunda medalha de ouro e o certificado. Para ela, é um momento muito especial, pois é um reconhecimento de todo seu esforço, junto com os professores que também fazem parte dessa conquista.

• Siga o AmSemFronteira no Facebook acessando aqui
• Siga o AmSemFronteira no Instagram acessando aqui

“Foi uma grande honra, quando descobri que ganhei, pois, ano passado, também tinha conseguido. Fiquei muito emocionada e feliz pela medalha de ouro. Posso falar que, com esforço, estudando bastante e fé, se consegue. Foram muitos estudos de dia, de noite com os professores e ter essa recompensa, no final, é muito bom”, completou.

Fonte: ASCOM/SEMED

Mais Notícias

Exit mobile version