Amazônia Sem Fronteira

Saúde

Alerta em relação à catapora após óbito de brasileiro

Alerta em relação à catapora após óbito de brasileiro
( Foto: Reprodução )

De acordo com o Sistema de Vigilância Epidemiológica (SVE), a Prefeitura de São Paulo relatou 56 surtos de varicela, também conhecida como catapora, em dezembro de 2022.

Durante o período analisado, houve 213 casos de infecção, representando um aumento de 65% em relação ao ano anterior. O SVE observa que a doença tende a ocorrer com mais frequência em crianças no final do inverno.

Leia também:

Imunização contra catapora

Antes da inclusão da vacina contra catapora no calendário de imunização do Sistema Único de Saúde (SUS) em 2010, houve o registro de 1.082 surtos, com 12.380 casos de infecção notificados. Durante a pandemia da Covid-19, houve um aumento no movimento antivacina.

Em julho de 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou dados indicando as maiores quedas nas taxas de imunização dos últimos 30 anos em todo o mundo. Estima-se que, nessa época, aproximadamente 25 milhões de crianças apresentavam atrasos em suas carteirinhas de vacinação.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a taxa de vacinação infantil no Brasil sofreu uma queda significativa, passando de 93,1% em 2019 para 71,49% em 2021. Isso significa que cerca de três em cada dez crianças não receberam a proteção adequada contra doenças potencialmente fatais que poderiam ter sido prevenidas.

Homem morre de catapora

Embora a catapora seja mais comum entre jovens e crianças, os adultos também estão sujeitos a contrair a doença de forma mais grave, como foi o caso do brasileiro Raphael Casanova, que faleceu devido a complicações relacionadas à catapora.

Fonte: Catraca livre

Mais Notícias