Amazônia Sem Fronteira

Saúde

“A cirurgia veio na hora certa”, diz filho e paciente idoso atendido na jornada de cirurgias promovida pela Saúde do Amazonas

“A cirurgia veio na hora certa”, diz filho e paciente idoso atendido na jornada de cirurgias promovida pela Saúde do Amazonas
(Foto: Daniel Jordano/ Ascom FHAJ)

A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (FUHAM) e Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ, atendeu 29 pacientes com dermatoses graves, a maioria de câncer de pele. A jornada de cirurgias dermatológicas ocorreu no centro cirúrgico da FHAJ neste sábado (17) e faz parte das ações do Governo do Amazonas na área da saúde.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

O secretário de saúde e médico, Dr. Anoar Samad, destaca que esse plano de ação é essencial para reduzir as filas.

“É meta do governador Wilson Lima, e meta da Secretaria de Saúde também que nós possamos reduzirmos cada vez mais o tempo de espera por cirurgias, por exames, por consultas. Então, nós temos esses mutirões, que nada mais é do que uma estratégia importante na redução dessas filas, reafirmo que vamos continuar trabalhando cada vez mais para melhorar o nosso atendimento”, finalizou.

A previsão era atender 42 pessoas, mas algumas apresentaram problemas de pressão alta e, por segurança, tiveram o procedimento remarcado. Um dos primeiros pacientes atendidos foi o idoso Francisco Vasconcelos, de 68 anos. O filho dele, Nilson Vasconcelos, disse que a cirurgia veio em boa hora.

“Ele foi contemplado e graças a Deus deu tudo certo. Essa cirurgia veio na hora certa”, afirmou.

O sentimento de alívio também estava no rosto da feirante Sônia da Silva, que acompanhou o pai dela, o aposentado Francisco Torres da Silva, de 75 anos.

“Ele é diabético e idoso. Conseguir essa cirurgia foi uma glória, uma benção. Muito agradecida e feliz”, relatou.  

O diretor presidente da FHAJ, médico Ayllon Menezes de Oliveira, afirma que o objetivo da parceria é atender o maior número possível de pessoas.

“A orientação do secretário de Saúde, Dr. Anoar Samad, e do governador, Wilson Lima, é que nós façamos esse trabalho de unificação de serviços entre as unidades. A Fundação Hospital Adriano Jorge e a Fundação Hospitalar Alfredo da Matta realizaram a segunda jornada para retirada de lesões malignas (câncer de pele). É um trabalho que vai continuar” ressaltou.

Esta é a segunda ação realizada, em 2023, pela SES-AM, com o objetivo de intensificar os atendimentos, mobilizando equipes de profissionais de ambas as unidades para dar celeridade às demandas que exigem procedimentos cirúrgicos dermatológicos.

Leia também: Prontidão logística do 3º BIS garante apoio essencial à população indígena

O diretor presidente da Fuham, médico Carlos Chirano, ressalta a importância de fazer essa jornada, uma vez que as cirurgias evitam a evolução do câncer de pele que, em casos graves, pode levar ao óbito.  

“O Governo do Estado e a Secretaria de Saúde estão fazendo um esforço para reduzir a espera. Alguns pacientes têm risco de metástase (quando células cancerosas se soltam do tumor original e vão para outras partes do corpo). O esforço é para recuperar a saúde das pessoas o mais rápido possível. É um trabalho árduo, mas estamos dispostos a fazer”, declarou.  

Todos os pacientes foram pré-selecionados pelo Sistema de Regulação (Sisreg) e contatados previamente. Quatro deles são dos municípios de Iranduba, Manaquiri, Autazes e Manacapuru.

Fonte: ASCOM/SES-AM

Mais Notícias