Pular para o conteúdo principal

Amazônia Sem Fronteira

Amazonas

Seminário em Manaus debate desafios logísticos e custos de obras no interior do Amazonas

29ª Sessão Ordinária do TCE-AM terá 47 processos para apreciação dos conselheiros
Foto: Filipe Jazz

Os desafios logísticos e os custos de execução de obras públicas na Amazônia serão debatidos no seminário “Custo Amazônico”, marcado para 29 de outubro, no Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), em Manaus. O evento será realizado em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU) e reunirá especialistas para discutir como as características geográficas da região influenciam os investimentos públicos.

+ Leia mais notícias no Amazônia Sem Fronteira

As atividades ocorrerão das 9h às 18h, no auditório do TCE-AM. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 28 de outubro, pela plataforma do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), do TCU, ou diretamente pelo link de inscrição.

A conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, destacou a importância de considerar as particularidades regionais na elaboração de projetos e no planejamento de recursos públicos.

“Discutir o Custo Amazônico é reconhecer as particularidades da nossa região e buscar soluções que contribuam para um planejamento mais eficiente dos investimentos públicos, com obras e serviços adequados à realidade dos municípios”, destacou.

Palestras abordam custos e execução de obras

A programação terá como destaque, às 10h, a palestra magna sobre o Custo Amazônico, ministrada pelo reitor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Jaime Cavalcante Alves.

Às 11h, o auditor técnico de controle externo do TCE-AM Vinicius Medeiros Vieira Dantas apresentará a palestra “Custo Amazônico nas obras públicas: os desafios em se precificar e executar obras no interior do Amazonas”. A exposição abordará as dificuldades de estimar os custos e executar projetos de infraestrutura nos municípios do interior.

Além das palestras, o seminário contará com dois blocos temáticos voltados aos custos de referência e aos desafios logísticos enfrentados na região.

Custos referenciais e particularidades regionais

O primeiro bloco, denominado “Infraestrutura – Custos Referenciais”, discutirá as diferenças entre as tabelas nacionais utilizadas para estimar os custos de obras públicas e as despesas efetivamente enfrentadas na Amazônia.

Entre os temas previstos estão o transporte de materiais, os custos dos insumos e o acesso à energia elétrica. O bloco também abordará edificações destinadas à educação e contará com a apresentação de um estudo de caso local.

A proposta é discutir como os parâmetros de referência utilizados no planejamento de obras podem ser afetados pelas condições específicas da região amazônica, especialmente em municípios com dificuldades de acesso e transporte.

Logística e integração regional

O segundo bloco, “Infraestrutura – Logística”, terá como foco os obstáculos relacionados ao transporte e à integração entre os municípios. As apresentações abordarão o papel das hidrovias e rodovias, o acesso à energia elétrica e as dificuldades enfrentadas pelas administrações municipais para executar obras e prestar serviços públicos.

A Associação Amazonense de Municípios também apresentará um estudo de caso sobre a realidade local, contribuindo para o debate sobre as condições de infraestrutura e logística no estado.

A programação prevê ainda a participação de especialistas e representantes da Caixa Econômica Federal, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério de Portos e Aeroportos, entre outras instituições.

 

>> Siga o AmSemFronteira no Youtube 
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play 

Mais Notícias