A aprovação da reforma tributária, com a garantia da Zona Franca de Manaus (ZFM), mobilizou as lideranças do setor produtivo para o ato de reconhecimento ao desempenho da bancada federal amazonense, nesta sexta-feira (7), no SESI Clube do Trabalhador do Amazonas. O encontro contou com a presença de senadores Eduardo Braga e Omar Aziz, deputados federais Fausto Junior, Pauderney Avelino, Saullo Viana (licenciado) e Sidney Leite, representantes de entidades do setor industrial, prefeito de Manaus, Davi Almeida, e o prefeito de Parintins, Mateus Assayag, entre outros.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Anfitrião do encontro, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Antonio Silva, agradeceu a presença dos senadores Eduardo Braga, relator da reforma tributária, e Omar Aziz, coordenador da bancada federal do Amazonas. “A reforma tributária é um marco para o Brasil, mas especialmente para o Amazonas, pois preservou a competitividade do nosso polo industrial”, destacou o presidente ao reconhecer o papel fundamental da bancada amazonense em garantir que as vantagens comparativas do modelo econômico fossem mantidas, assegurando a geração de empregos e o desenvolvimento econômico da região.
“Ganhamos uma batalha, mas a guerra continua. Precisamos manter a união e a vigilância para garantir que o Amazonas continue crescendo”, afirmou Silva, para lembrar a necessidade de todos estarem alertas a novas medidas que possam impactar o modelo ZFM.
O senador Eduardo Braga, relator da reforma tributária, destacou a complexidade do processo e a importância de manter as vantagens competitivas da ZFM.
“Conseguimos equilibrar os interesses de diversos setores, desde a indústria até o comércio varejista, garantindo que a ZFM continue sendo um modelo de desenvolvimento sustentável”, explicou, ao mencionar a desoneração de produtos da cesta básica, como a farinha de mandioca, como uma vitória para a agricultura familiar e a população de baixa renda.
O coordenador da bancada federal, senador Omar Aziz, celebrou a união dos parlamentares amazonenses em defesa da ZFM.
“Este é um momento histórico para o Amazonas. A reforma tributária garantiu a competitividade até 2073, o que significa segurança jurídica e atratividade para novos investimentos”, comemorou.
O presidente da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), José Jorge Júnior, representante do setor eletroeletrônico, enfatizou a importância da ZFM para a produção nacional.
“Somos responsáveis por 100% da produção de televisores no Brasil e por metade dos bens de informática. A reforma tributária garantiu a continuidade de 500 mil empregos diretos e indiretos no polo industrial”, pontuou, com um alerta para a necessidade de investimentos em infraestrutura no Distrito Industrial de Manaus, a fim de receber novos investimentos.
“A manutenção das vantagens competitivas da ZFM permitirá que continuemos a gerar empregos e riqueza no Amazonas. Somos o maior polo de duas rodas fora do eixo asiático, e isso só foi possível graças ao modelo”, disse o presidente da Abraciclo (Associação Brasileira de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), Marcos Bento, representante do setor de duas rodas, que também celebrou os resultados da reforma.
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui
O evento encerrou-se com um agradecimento coletivo aos parlamentares e técnicos que trabalharam na reforma tributária, destacando a importância da união entre o setor industrial, o governo e o legislativo para o desenvolvimento sustentável do Amazonas. A FIEAM reafirmou seu compromisso em defender os interesses da indústria e garantir que a Zona Franca de Manaus continue sendo um motor de crescimento econômico e social para a região.
Fonte: ASCOM/FIEAM
👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR