Amazônia Sem Fronteira

Saúde

Unidades da SES-AM iniciam programa de aprimoramento dos processos assistenciais, administrativos e gerenciais

O programa é do Ministério da Saúde e os participantes foram selecionados para receber consultoria de hospitais de referência nacional

Unidades da SES-AM iniciam programa de aprimoramento dos processos assistenciais, administrativos e gerenciais
(Foto: Kelly Melo/SES-AM)

A Maternidade Ana Braga, o Hospital e Pronto-Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo e o Complexo Hospitalar Sul (CHS) estão recebendo, nesta semana, a visita de consultores do Ministério da Saúde (MS) e de hospitais de referência nacional. As unidades foram selecionadas para participar do programa de “Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP)”, uma iniciativa que visa ao desenvolvimento de ferramentas para aprimorar os processos assistenciais, administrativos e gerenciais.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destaca que as três unidades foram selecionadas pelo MS no ano passado e, pelos próximos 15 meses, vão receber a consultoria com especialistas de hospitais de referência nacional, como o Alemão Oswaldo Cruz, Moinhos de Vento e Sírio-Libanês.

“Nossas equipes vão receber treinamentos e acompanhamento contínuo dos consultores, com foco na avaliação e monitoramento dos processos. A ideia é alcançar a padronização da rotina, reduzir desperdícios, minimizar riscos aos pacientes, aos familiares e trabalhadores do setor e, assim, fortalecer o gerenciamento de recursos humanos e materiais, nas nossas unidades”, ressaltou a secretária.

A Maternidade Ana Braga foi a primeira a receber a equipe multiprofissional do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo, na terça-feira (04). A equipe conversou com os servidores e conheceu a estrutura da unidade. “Hoje, a gente inicia as nossas atividades aqui em Manaus e, juntos, vamos trabalhar com os colaboradores e com a direção, processos que melhorem a assistência ao usuário, baseados nas metas internacionais de segurança do paciente e de qualidade”, explica a coordenadora do projeto, Carolinne Abrahão.

Segundo a coordenadora, nestas quarta (05) e quinta-feira (06), os HPSs Platão Araújo e o 28 de Agosto, do Complexo Hospitalar Sul, também receberão os profissionais. A proposta é que, nos próximos quatro meses, os servidores das três unidades passem por capacitações e desenvolvam planejamentos para as ações que serão executadas.

A secretária Executiva de Assistência da SES-AM, Liege Rodrigues, acompanhou os trabalhos. Ela afirmou que o programa vai beneficiar a população. “Essa parceria é muito importante, porque é uma forma de implementar ferramentas que vão melhorar processos de trabalho e clínicos, além de aprimorar a segurança para o paciente. Então, estamos muito felizes porque a medida vai refletir diretamente em melhorias na nossa rede assistencial”, disse.

Sobre o RHP

Em todo o país, 143 hospitais públicos foram escolhidos para integrar o projeto “Reestruturação de Hospitais Públicos”, no triênio 2024-2026, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

Da SES-AM, além dos HPSs 28 de Agosto e Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, e da Maternidade Ana Braga, também foram contempladas pelo MS as fundações Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) e de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HDV). Em Parintins (a 369 quilômetros da capital), o Hospital Regional Dr. Jofre de Matos Cohen, administrado pelo município, também vai participar da iniciativa.

 

Fonte: ASCOM/ SES-AM

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
👉🏼 Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias