Amazônia Sem Fronteira

Saúde

Saúde realiza atendimento em Pré-Natal de Alto Risco na Policlínica Codajás

Saúde realiza atendimento em Pré-Natal de Alto Risco na Policlínica Codajás
(Foto: Evandro Seixas SES-AM)

A unidade dispõe de sete consultórios, totalmente equipados para atender às pacientes

Mais de 920 vagas são oferecidas, mensalmente, para gestantes que precisam fazer o acompanhamento no setor de Pré-Natal de Alto Risco da Policlínica Codajás, unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). No ano passado, o setor foi ampliado e passou a atender cinco vezes mais mulheres que precisam de acompanhamento específico.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

A unidade é especializada no atendimento de grávidas de alto risco, oferecendo um pré-natal diferenciado. A equipe conta com cinco obstetras, três enfermeiros assistenciais, uma nutricionista, uma psicóloga e um coordenador. Mensalmente, além das 920 vagas para acompanhamento com obstetra, 600 vagas são disponibilizadas para admissão em consulta de enfermagem, 200 para nutricionista e 120 vagas para atendimento com psicólogos.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destacou que no setor de Pré-Natal Alto Risco da Policlínica Codajás as grávidas são acompanhadas por equipe multidisciplinar, que executam os trabalhos em conjunto com os obstetras que acompanham mãe e o bebê. “O setor é referência no atendimento as mulheres que possuem risco na gestação no Estado, oferecendo todo suporte em um lugar acolhedor às grávidas”, pontuou.

A unidade dispõe de sete consultórios, totalmente equipados para atender às pacientes. Atualmente, o serviço é 100% regulado. Para atendimento no setor, a gestante precisa ser devidamente referenciada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) onde deu origem ao seu Pré-Natal, pelo Sistema de Regulação (Sisreg).

O pré-natal de alto risco consiste no acompanhamento de mulheres que podem ter alguma condição de saúde prévia ou que tenha surgido durante a gravidez, impactando diretamente a gestação. São exemplos a hipertensão prévia, a Síndrome Hipertensiva Específica da Gestação e a diabetes gestacional. Também estão nesse grupo, mulheres que já tiveram gestação de alto risco anteriormente ou que desenvolveram uma condição ou doença que possa oferecer risco para si e/ou para o bebê.

De acordo com a enfermeira Eliane Matos, coordenadora do setor, o pré-natal é o período de acompanhamento médico da mulher durante a gestação. É neste momento que são analisadas a saúde da mulher e do bebê, com orientações e tratamento para que tudo ocorra da melhor forma possível, visando a saúde de ambos.

“Durante as sessões de pré-natal, o médico esclarece as dúvidas da mãe sobre a gravidez e o parto, além de solicitar exames. O objetivo é garantir que ambos passem por esse período de forma saudável e segura”, disse a enfermeira.

Para o atendimento, a gestante precisa ter as primeiras consultas em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), para que, posteriormente, seja encaminhada via Sistema de Regulação (Sisreg), indicando qual fator a enquadra em “Alto Risco”, iniciando assim o acompanhamento clínico com identidade e cartão do SUS, junto aos exames.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram aqui

A primeira avaliação no Setor de Alto Risco é feita pela equipe de enfermagem, que faz um relatório sobre o estado de saúde da paciente e, posteriormente, a encaminha para o médico ginecologista e obstetra, que fará o acompanhamento de acordo com a situação da gestante.

 

Fonte: ASCOM/SES-AM

👉🏼 Siga o AmSemFronteira no Youtube – bit.ly/43MIy6H
Baixe o APP do AMSF no Google Play – https://bit.ly/3XlNFIR

Mais Notícias

Continue in browser
To install tap Add to Home Screen
Add to Home Screen
Amazônia Sem Fronteira
Get our web app. It won't take up space on your phone.
Install
See this post in...
Amazônia Sem Fronteira
Chrome
Add Amazônia Sem Fronteira to Home Screen
Close

For an optimized experience on mobile, add Amazônia Sem Fronteira shortcut to your mobile device's home screen

1) Press the share button on your browser's menu bar
2) Press 'Add to Home Screen'.