Amazônia Sem Fronteira

Notícias Corporativas

PIB 2023: Setor Extrativo cresce e gera oportunidades

PIB 2023: Setor Extrativo cresce e gera oportunidades
PIB 2023: Setor Extrativo cresce e gera oportunidades

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados do Produto Interno Bruto (PIB) referentes ao ano de 2023, revelando um cenário de otimismo para a economia brasileira, especialmente no setor da indústria extrativa. Com um crescimento de 8,7%, esse setor registrou uma expansão significativa, impactando positivamente toda a cadeia produtiva do país. Segundo o órgão, a atividade teve alta devido ao aumento da extração de petróleo e gás natural e de minério de ferro.

O aumento na produção da indústria extrativa não apenas impulsionou os números do setor em si, mas também beneficiou as empresas que prestam serviços para essa área, refletindo positivamente em toda a cadeia produtiva da economia.

Mercado aquecido – Com mais de 38 anos de experiência em Terceirização de Serviços, Processos (BPO) e Pessoa, a Infotec Brasil atua nos setores de Óleo e Gás, Energia, Mineração e Siderurgia. Em 2023 a empresa apresentou um crescimento de 41,5% em 2023, o que gerou novos empregos. “Iniciamos 2022 com 2.289 colaboradores. Em 2023 esse número subiu para 3.755. Foi um aumento de 64%. Dessas novas oportunidades, em torno de 80% são para o setor de Óleo e Gás. Atualmente, temos 398 vagas abertas em todo o Brasil para diferentes níveis de formação e qualificação. É o crescimento do setor impulsionando toda a cadeia. Isso é muito positivo para toda a sociedade”, afirma Ana Claudia Freire, Diretora de Gente da empresa.

Novos formatos de serviço – Outro mercado que se beneficiou da alta na Indústria Extrativa foi o da saúde ocupacional. Empresas como a BR MED, especializada em Saúde Corporativa, tiveram que repensar formatos devido à grande demanda de clientes. No último ano, a companhia aumentou sua rede de clínicas para o atendimento em todos os aeroportos do Sudeste do país e criou um novo formato de atendimento: as ‘Aeroclínicas’, postos avançados especializados na avaliação dos marítimos imediatamente antes do embarque em aeronaves com destino às plataformas de petróleo. 

Em um ano a BR MED inaugurou seis unidades entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, sempre em pontos estratégicos de embarque e desembarque de trabalhadores do segmento. “Hoje temos nossas Aeroclínicas em todos os aeroportos offshore da região Sudeste. Realizamos exames e testes toxicológicos. A testagem em terra, momentos antes do embarque, oferece um atrativo às companhias: o fator econômico. No caso de um resultado positivo no exame toxicológico realizado em terra, o embarque do colaborador é suspenso e evita o custo das viagens no caso dos exames realizados a bordo. Todo esse processo surgiu com o crescimento de demandas do setor”, explica Leonardo Miers, COO da BR MED.

Esse crescimento da indústria extrativa e dos serviços correlacionados demonstra não apenas a força desse segmento na economia brasileira, mas também sua capacidade de impulsionar outros setores, gerando empregos e estimulando o desenvolvimento econômico em todo o país. O desafio agora é manter esse ritmo de crescimento e buscar estratégias para garantir a sustentabilidade e a diversificação da economia no longo prazo.

Mais Notícias

Continue in browser
To install tap Add to Home Screen
Add to Home Screen
Amazônia Sem Fronteira
Get our web app. It won't take up space on your phone.
Install
See this post in...
Amazônia Sem Fronteira
Chrome
Add Amazônia Sem Fronteira to Home Screen
Close

For an optimized experience on mobile, add Amazônia Sem Fronteira shortcut to your mobile device's home screen

1) Press the share button on your browser's menu bar
2) Press 'Add to Home Screen'.