Amazônia Sem Fronteira

Cultura

Carnaval na Floresta: Escolas de Samba do Grupo Especial disputam o título de 2024 neste sábado

A partir das 20h, as agremiações do grupo de elite apresentarão seus enredos para público e jurados em desfiles impactantes

Carnaval na Floresta: Escolas de Samba do Grupo Especial disputam o título de 2024 neste sábado
(Foto: Divulgação /SEC)

Após dois dias de desfiles dos grupos de acesso, o Sambódromo de Manaus recebe, neste sábado (03), o desfile das escolas de samba do grupo especial, o mais esperado da temporada Carnavalesca, no qual as escolas que compõem a elite do Carnaval de Manaus disputam o título de campeã de 2024.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

A programação tem início com dois desfiles simbólicos e alegres que não entram na competição. Às 17h, integrantes do Projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) abrem as festividades. Em seguida, às 18h, o Bloco da Saúde, da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) também desfila na passarela do samba.

O desfile competitivo tem início às 20h com a Unidos do Alvorada. A representante do Planalto e do bairro que dá nome à escola, traz o enredo “Adetutu, o Sonho de uma Mãe Africana”, que conta a história da criação do mundo sob a perspectiva da cosmogonia africana.

Em seguida, às 21h20, a escola Andanças de Ciganos adentra a passarela do samba representando o bairro da Cachoeirinha, na zona centro-sul. A escola vai apresentar o enredo “Sophia – A Arte da Sabedoria”, com o qual viajará pela história da sabedoria e do conhecimento, aliando passado e futuro, história e inovação.

Leia também: Carnaval na Floresta: Escolas de samba do acesso B apostam na diversidade de temas nos desfiles do Sambódromo

Às 22h40, é a vez do bairro da Compensa mostrar sua verve carnavalesca, representando a zona oeste com o desfile da Vila da Barra, que traz o enredo “Quem não nasce pra servir, não serve pra viver. Salve! Salve! Sêo Dotô, Bravo Sinhô! O Rei da Malandragem, Seu Zé Pilintra chegou”.

Rompendo a madrugada do domingo, a Reino Unido da Liberdade entra na passarela à meia-noite, representando o bairro Morro da Liberdade, na zona Centro-Sul. Com o enredo “Matriarcas”, idealizado inicialmente para homenagear as matriarcas da própria escola, a Reino Unido promete homenagear todas as grandes matriarcas da humanidade.

A atual campeã do Carnaval, a Mocidade Independente de Aparecida inicia seu desfile à 1h20 da madrugada. A representante do bairro de Aparecida, na zona Sul de Manaus, apresenta o enredo “O Madeira é testemunha. A floresta, o berço. Luta, suor e união para a eternidade. Aparecida vem mostrar a saga da família Cidade”.

A zona leste, representada pela escola A Grande Família, entra na avenida do samba às 2h40. A escola do bairro do São José traz o enredo “Kianumaká-Manã – A Protetora da Floresta”, que parte de uma lenda milenar indígena para levantar a bandeira da proteção ambiental.

Às 4h da madrugada de domingo, é a vez da Vitória Régia apresentar seu desfile ao público e jurados. A escola da Praça 14, bairro da Zona Sul da cidade, traz o enredo “Arte e Magia, samba e reciclagem: Na natureza nada se cria, nada se perde tudo se transforma”, também exaltando a causa ambiental.

• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Facebook acessando aqui
• Siga o Amazônia Sem Fronteira no Instagram acessando aqui

Fechando a noite de desfiles a Dragões do Império, estreante do grupo especial, entra na avenida às 5h20, desfilando ao nascer do sol seu enredo “Babobá – Rompendo as Correntes da Escravidão”, que utiliza a árvore africana como símbolo da luta pela real libertação do povo negro.

Ordem do Desfile do Grupo Especial

1ª – Unidos do Alvorada – 20h às 21h10

2ª – Andanças de Ciganos – 21h20 às 22h30

3ª – Vila da Barra – 22h40 às 23h50

4ª – Reino Unido da Liberdade – 00h à 1h10

5ª – Mocidade Independente de Aparecida – 1h20 às 2h30

6ª – A Grande Família – 2h40 às 3h50

7ª – Vitória Régia – 4h às 5h10

8ª – Dragões do Império – 5h20 às 6h30

Fonte: ASCOM/SEC

Mais Notícias

Continue in browser
To install tap Add to Home Screen
Add to Home Screen
Amazônia Sem Fronteira
Get our web app. It won't take up space on your phone.
Install
See this post in...
Amazônia Sem Fronteira
Chrome
Add Amazônia Sem Fronteira to Home Screen
Close

For an optimized experience on mobile, add Amazônia Sem Fronteira shortcut to your mobile device's home screen

1) Press the share button on your browser's menu bar
2) Press 'Add to Home Screen'.