Pular para o conteúdo principal

Amazônia Sem Fronteira

Notícias Corporativas

Paracatu envolve alunos da zona rural em projeto cultural

Estudantes participam de mais uma edição do projeto "Contar e Recontar Histórias para Encantar e Transformar Ideias”, que contempla oficinas ecoliterárias e atividades pedagógicas

Paracatu envolve alunos da zona rural em projeto cultural
Paracatu envolve alunos da zona rural em projeto cultural

As crianças da zona rural do município de Paracatu, localizado no noroeste de Minas Gerais, participarão, entre os dias 13 e 15 de julho deste ano, de uma edição inclusiva do projeto "Contar e Recontar Histórias para Encantar e Transformar Ideias". A ação atenderá estudantes do 4º ano de 12 escolas rurais. A programação contempla atividades pedagógicas e culturais.

Ao todo, 197 pessoas integram o cronograma desta edição, que foi dividido em três grupos ao longo dos três dias. No dia 13, o Grupo 1 reúne 95 participantes das escolas Bernardino, José Palma, Frei Brocardo, Maria Trindade, Ada Santana. No dia 14, é a vez do Grupo 2, que atende 64 integrantes das instituições Altina de Paula, Afonso Novais, Lafersa e Arquimedes. O Grupo 3 encerra o cronograma, no dia 15 de julho, com 38 pessoas das escolas José Simões, Raimundo José e Pedro Silva Neiva.

Para participarem de todas as atividades, será oferecido um suporte com transporte, alimentação e hospedagem no Hotel Pousada das Palmeiras.

Roteiro pedagógico e ambiental

A programação diária começa no espaço do restaurante Sabor de Fazenda, local onde os alunos recebem lanche assim que chegam. Em seguida, a equipe desenvolve atividades pedagógicas e jogos lúdicos focados na temática ambiental e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Após o almoço, os estudantes seguem em ônibus para o Parque Estadual de Paracatu. A parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) possibilita a realização de oficinas ecoliterárias, trilhas ecológicas e apresentações de teatro de bonecos no contato direto com a natureza.

No final da tarde, o grupo se desloca para o Hotel Pousada das Palmeiras para o pernoite. Durante a noite, os alunos participam de um jantar com discursos de parceiros institucionais. O momento foca no incentivo à continuidade dos estudos, ao acesso à cultura e ao cuidado com o meio ambiente.

Na manhã seguinte, após o café da manhã, os estudantes retornam para as respectivas escolas.

A coordenadora de produção, Christiane Pereira dos Santos, explica o planejamento logístico da ação. "O projeto assume a responsabilidade de mobilizar e acolher os estudantes rurais com total suporte de logística. O objetivo central é fazer com que essas crianças ocupem os espaços ambientais e se reconheçam como protagonistas na preservação do patrimônio de Paracatu", destaca.

A coordenadora geral e idealizadora do projeto, Berenice Maria Mendes Nascimento, reforça o compromisso com a igualdade de oportunidades na região. "A inclusão de alunos da zona rural fortalece o compromisso social da proposta. Garantir que essas crianças tenham acesso à mesma infraestrutura e experiências culturais planta sementes para um futuro consciente e integrado", afirma.

Sobre o projeto

O "Contar e Recontar Histórias para Encantar e Transformar Ideias" atua em Paracatu desde 2014. A edição de 2026 utiliza recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), sob a chancela do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com o patrocínio da Kinross Paracatu.

A proposta utiliza a literatura, o teatro e experiências interativas para estimular nas crianças a criatividade, o senso de pertencimento e a responsabilidade coletiva diante dos desafios ambientais e sociais contemporâneos. Entre as atividades previstas estão oficinas em sala de aula, apresentações de teatro de bonecos e o tradicional piquenique pedagógico no Parque Estadual de Paracatu, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), com o objetivo de promover o contato direto dos alunos com a natureza e reflexões sobre preservação ambiental e sustentabilidade.

Serviço:

O quê: Etapa Zona Rural – Projeto Contar e Recontar Histórias

Quando: 13, 14 e 15 de julho de 2026

Onde: Paracatu-MG

Mais Notícias