Amazônia Sem Fronteira

Notícias Corporativas

Filme “Do Colo da Terra” está disponível na ICPlay grátis

Longa-metragem chega à plataforma digital do Itaú Cultural e é lançado junto a um material de apoio para fortalecer a Lei 11.645/2008, que estabelece o ensino de história e cultura indígena e afro-brasileira nas escolas

Filme "Do Colo da Terra" está disponível na ICPlay grátis
Filme "Do Colo da Terra" está disponível na ICPlay grátis

Já está disponível, gratuitamente, na Itaú Cultural Play o documentário “Do Colo da Terra, nova produção dirigida por Renata Meirelles e David Vêluz, os criadores de Território do Brincar. A obra mergulha no cotidiano das crianças dos povos indígenas Baniwa, Khisetje, Guarani Kaiowá e Guarani Ñandeva, revelando uma infância que se entrelaça ao território, à espiritualidade e ao brincar.

Também está disponível na plataforma um material pedagógico inédito para professores, ampliando o alcance do filme como recurso educativo para a valorização da Lei 11.645/2008, que determina o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena na educação básica.

O documentário provoca um deslocamento de perspectiva: em vez de reforçar a lógica do consumo que costuma marcar a data, o documentário propõe a reflexão sobre outros modos de ser e viver a infância. Nos povos retratados, o brincar é revelado nas formas de aprender, rezar, conviver e compreender a existência.

Com olhar sensível e atenção às expressões de crianças e anciãos, o documentário mostra que, para esses povos, a infância não é uma etapa preparatória para a vida adulta, mas o agora em que meninos e meninas são reconhecidos como sujeitos ativos da vida em comunidade. Essa concepção também inspira o material pedagógico, construído como um convite para que educadores apliquem a Lei 11.645/08 e construam experiências vivas em sala de aula.

O material sugere caminhos interdisciplinares: em Geografia, apresenta a relação entre território e cultura; em História, narrativas de resistência indígena; em Ciências, saberes sobre plantas, ciclos naturais e alimentação; em Matemática, padrões de roças, cestos e tramas; em Língua Portuguesa, a riqueza das narrativas orais e dos escritores indígenas contemporâneos, como Francy Baniwa, Daniel Munduruku e Eliane Potiguara; e em Educação Física, jogos e brincadeiras tradicionais, como a corrida de tora.

Para a diretora e educadora Renata Meirelles, o documentário mostra mais do que uma realidade pouco retratada. “As crianças indígenas vivem em profunda conexão com a natureza e participam ativamente da vida comunitária. Cuidar delas é também cuidar da terra que habitam. Assim como as sementes, elas precisam florescer em territórios livres e alegres. O documentário nasceu da escuta e da convivência com as comunidades; e o material pedagógico segue essa perspectiva ao fazer um convite às educadoras e educadores à reflexão e criação de práticas significativas em sala de aula”, afirma.

Paula Mendonça, especialista em educação, natureza e cultura das infâncias no Alana, reforça o caráter transformador da iniciativa. “O documentário é uma ferramenta poderosa para ampliar repertórios e transformar a prática pedagógica. Ao retratar a infância indígena a partir dela mesma, o documentário nos aproxima de histórias e culturas vivas e constituidoras da identidade brasileira que ainda permanecem invisibilizadas na escola e na sociedade. O material de apoio fortalece esse movimento, oferecendo caminhos concretos para que educadores possam aplicar a Lei 11.645/08 de forma criativa e significativa, contribuindo para a construção de uma sociedade antirracista e de um currículo mais justo e respeitoso com as diferenças.”

Com 75 minutos de duração, Do Colo da Terra é uma realização do Território do Brincar e da Ludus Vídeos e Cultura, em uma apresentação do Alana, com o apoio da Imaginable Futures. Trata-se de um gesto de resistência e inspiração: um chamado para que todas as infâncias, em sua pluralidade, sejam vistas, reconhecidas, respeitadas e celebradas.

O acesso ao documentário na Itaú Cultural Play é gratuito, disponível em Itaú Cultural Play, nas smart TVs da Samsung, LG, Android TV e Apple TV, nos aplicativos para dispositivos móveis (Android e iOS) e Chromecast. Você também pode encontrar conteúdo da IC Play nas plataformas Claro TV+, SKY+ e Watch Brasil.

Mais Notícias