Amazônia Sem Fronteira

Notícias Corporativas

Estudo aponta dados sobre aluguéis residenciais

Segundo o relatório, o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) registrou uma redução de 1,28% em dezembro de 2024, conforme os dados divulgados no início deste ano.

Estudo aponta dados sobre aluguéis residenciais
Estudo aponta dados sobre aluguéis residenciais

Em publicação realizada no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) registrou uma redução de 1,28% em dezembro de 2024, conforme os dados divulgados no início deste ano. Essa queda acentuada contribuiu para que a variação acumulada em 12 meses recuasse para 8,63%, uma diminuição de 0,12 ponto percentual em relação ao índice de novembro, que foi de 8,75%. Segundo os dados apresentados, essa movimentação reflete as flutuações do mercado de locação residencial em quatro capitais brasileiras analisadas.

O relatório divulgado detalha que, entre novembro e dezembro de 2024, o IVAR apresentou queda em duas das quatro capitais monitoradas. No Rio de Janeiro, o índice registrou uma redução expressiva, saindo de 3,95% em novembro para -5,90% em dezembro. Já em São Paulo, a queda foi menos acentuada, passando de -1,87% para -2,07%. Por outro lado, Belo Horizonte e Porto Alegre apresentaram altas. Em Belo Horizonte, o índice subiu de -3,61% para 1,20%, enquanto Porto Alegre teve um aumento de -0,57% para 1,52%.

Ainda segundo o relatório, a taxa interanual do aluguel residencial desacelerou em duas capitais. No Rio de Janeiro, a variação interanual caiu de 9,08% em novembro para 6,16% em dezembro. Em São Paulo, a desaceleração foi mais sutil, com a taxa passando de 6,00% para 5,52%. Por outro lado, as capitais Belo Horizonte e Porto Alegre registraram aceleração nas taxas interanuais, alcançando 10,71% e 12,64%, respectivamente.

Conforme informado na publicação, o índice acumulado em 12 meses mostrou oscilações significativas ao longo do ano de 2024. Entre os meses de setembro e dezembro, por exemplo, a variação acumulada apresentou um declínio gradual, passando de 12,29% em setembro para 8,63% em dezembro. Essa trajetória reflete uma combinação de fatores locais e nacionais que impactaram os preços dos aluguéis residenciais, incluindo a demanda habitacional e os ajustes de mercado.

José Antônio Valente, diretor da empresa de locação de equipamentos em Santos, São Paulo, para construção civil, Trans Obra, afirmou que os dados do mercado imobiliário e da construção civil são uma contribuição essencial para entender as nuances do setor em 2024. José continuou dizendo que a análise detalhada das variações no IVAR, aliada ao panorama apresentado, reflete a importância de monitorar continuamente as flutuações do mercado para uma gestão eficaz dos recursos e estratégias no setor. “Essas variações reforçam a relevância de soluções flexíveis e economicamente viáveis, como a locação de equipamentos em Bertioga, São Paulo, uma prática que tem ganhado destaque no segmento da construção civil. Essa modalidade permite maior eficiência no uso de recursos e contribui para que construtoras e incorporadoras se adaptem rapidamente às oscilações de mercado, sem comprometer a qualidade dos empreendimentos”.

Ainda sobre o relatório, é possível observar que os dados também destacam que a evolução mensal do índice ao longo de 2024 foi marcada por flutuações significativas, com meses de alta, como janeiro (4,34%) e agosto (1,93%), contrastando com quedas expressivas, como em dezembro (-1,28%) e outubro (-0,89%). Essa volatilidade aponta para um mercado sensível às condições econômicas e ao comportamento sazonal.

Perguntado sobre a publicação, José Antônio disse que o relatório da FGV destaca como o comportamento do mercado de locação residencial impacta diretamente o setor da construção civil, desde a execução de obras até o planejamento de novos projetos.

Mais Notícias