Amazônia Sem Fronteira

Notícias Corporativas

ABF lista cidades com maior alta no faturamento de franquias

Associação Brasileira de Franchising (ABF) destaca ainda o setor de alimentação e food service como o segmento com a maior participação nos municípios que mais cresceram em faturamento

ABF lista cidades com maior alta no faturamento de franquias
ABF lista cidades com maior alta no faturamento de franquias

Goiânia (GO), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Barueri (SP) e Campo Grande (MS). Essas cinco cidades são as que mais tiveram crescimento no faturamento de franquias, segundo dado levantado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

A capital goiana ficou em primeiro lugar com um crescimento de 25,59%, totalizando um faturamento de R$ 1,7 billhão. Já Florianópolis registrou 24,10% de variação positiva. Em seguida, Curitiba teve 21,11% ‒ fechando os cinco primeiros colocados, Barueri e Campo Grande tiveram 20,85% cada. Os números são uma comparação entre o primeiro semestre de 2023 e o mesmo período de 2024.

Como explica Filipe Falcão, sócio-diretor da franquia de alimentação Sucão ‒ Cozinha Saudável, os dados da ABF permitem um panorama do mercado em diferentes regiões do Brasil.  

“Essa análise reforça o potencial de expansão do setor e a relevância das franquias como modelo de negócio resiliente. Além disso, os números destacam o impacto positivo que elas têm na economia local e nacional, gerando emprego e movimentando diferentes setores”, avalia Falcão.

Outro dado levantado pela ABF é o de segmentos com a maior participação no faturamento dos municípios que mais cresceram. Nesse quesito, a liderança ficou com as franquias de alimentação e food service, respondendo por 22%. O segundo lugar foi ocupado por saúde, beleza e bem-estar, com 19%.

“O crescimento do setor de alimentação e food service reflete a mudança nos hábitos de consumo da população brasileira. Hoje, as pessoas buscam por conveniência, qualidade e opções que se alinhem a um estilo de vida mais saudável”, diz Falcão. 

O executivo explica que um dos perfis de cliente é aquela pessoa que, devido a uma rotina de trabalho ou estudos agitada, não tem tempo hábil para cozinhar. Ao mesmo tempo, não quer recorrer a fast foods ou restaurantes convencionais. 

Por isso, o cliente opta pela compra de refeições que já vêm prontas para consumo e prioriza alimentos minimamente processados com ingredientes selecionados, opções vegetarianas, entre outras características.

“As franquias de alimentação têm se adaptado às novas demandas, seja com a implementação de tecnologias como aplicativos de delivery ou com a oferta de produtos inovadores”, aponta Falcão.

Na visão do executivo, dados como os da ABF são uma ferramenta estratégica para empresários e investidores. Eles permitem identificar mercados promissores, regiões com alto potencial de consumo e setores que estão em expansão, como o de alimentação. 

“Além disso, ajudam a mitigar riscos, já que oferecem uma visão mais clara do cenário econômico e das oportunidades. No caso do Sucão, por exemplo, utilizamos informações como essas para planejar nossas estratégias de expansão e nos posicionar em cidades que apresentam alto potencial de crescimento”, afirma. Dos cinco municípios que tiveram maior expansão no faturamento de franquias, por exemplo, a rede Sucão possui unidades em três deles.

“É importante ressaltar também o impacto do suporte oferecido por redes de franquias consolidadas para o sucesso dos novos franqueados. Esse apoio faz toda a diferença para quem está entrando no mercado, especialmente em regiões emergentes como as destacadas na pesquisa”, conclui Falcão.

Para saber mais, basta acessar: https://www.instagram.com/sucao.br/

Mais Notícias