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América Latina estima crescimento da força de trabalho

Cepal projeta que, até 2050, a América Latina terá uma força de trabalho maior do que o crescimento da população, podendo chegar a 54,6%. Absorção de mão de obra será desafio para o mercado de trabalho da região

América Latina estima crescimento da força de trabalho
América Latina estima crescimento da força de trabalho

De acordo com um levantamento realizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), levando em conta a dinâmica demográfica da região e seu impacto sobre a força de trabalho, estima-se que até 2050 a América Latina atingirá uma população de 737 milhões de habitantes. No entanto, os dados apontam que, em 25 anos, a força de trabalho será de 402,7 milhões de pessoas, o que representa 54,6% do total da população regional.

Em 2023, a população da América Latina era de 652 milhões de pessoas e, desse número, 331 milhões faziam parte da força de trabalho, representando 50,8% da população total da região.

Para José Pedro Fernandes, vice-presidente da SISQUAL WFM – empresa de tecnologia que oferece software para a capacitação de gestores e gerenciamento da força de trabalho – o aumento percentual da força de trabalho é simultâneo ao envelhecimento demográfico, além de haver mais mulheres ativas no mercado. 

“São variáveis que precisam de uma resposta em termos de crescimento econômico e de aumento da produtividade”, afirma Fernandes.

O relatório revela, ainda, que, se as condições históricas continuarem, até 2050 a força de trabalho feminina poderá atingir cerca de 73% da faixa entre 25 e 64 anos, número quase 20% menor do que o dos homens.

“As empresas têm um papel fundamental na gestão da diversidade etária, adaptando suas políticas para lidar com uma força de trabalho multigeracional e promover ações e estratégias de integração entre as diferentes gerações. Também precisam criar relações humanizadas de trabalho e investir em capacitação contínua, treinamentos qualificados e ações de requalificação, garantindo aos colaboradores atualização tecnológica constante”, avalia o empresário.

Fernandes aponta, ainda, que, com a exigência cada vez maior das novas gerações para conciliar a vida pessoal e profissional, a flexibilidade laboral é um aspecto importante para diminuir o turnover e reter talentos.

“Ter uma tecnologia de Workforce Management (WFM) à disposição da empresa é essencial para otimizar a gestão da força de trabalho, melhorar a produtividade, reduzir custos e garantir a conformidade legal da companhia”, afirma o vice-presidente da SISQUAL WFM.

Benefícios da plataforma WFM

Uma tecnologia WFM pode proporcionar vários aspetos relevantes no gerenciamento da força de trabalho. Fernandes pontua alguns desses fatores:

– Otimização de planejamento: uma solução de WFM pode fazer a gestão automática das escalas de trabalho de forma equilibrada, levando em conta a legislação e as regras das empresas para atender os níveis de serviço pretendidos;

– Automatização de processos: a marcação de ponto, controle de horas trabalhadas e bancos de horas, folgas e férias são processos que podem ser automatizados numa plataforma de WFM. Isso pode contribuir para ganhos de rentabilidade e diminuição de erros administrativos para as organizações;

– Redução de custos operacionais: por meio dos pontos já citados consegue-se também uma significativa redução de custos operacionais mensuráveis;

– Mobilidade e Acessibilidade: plataformas de WFM podem garantir a visibilidade em tempo real permitindo antecipar problemas e resolvê-los em tempo hábil;

– Engajamento dos colaboradores: algumas plataformas permitem aos trabalhadores terem acesso antecipado aos seus horários, solicitar trocas de turno, programar eventos pessoais. Isso promove uma maior transparência, autonomia e sentimento de presença entre os colaboradores.

Para saber mais, basta acessar: http://www.sisqualwfm.com

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