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Startup transforma dados em estratégia para PMEs

Fundador da DataSeek quer democratizar o uso de dados, segundo a startup, os dados ainda continuam pouco acessíveis a pequenas e médias empresas e seu objetivo é democratizar este acesso, para que possam fazer negócios de forma mais rápida e facilitada.

Startup  transforma dados em estratégia para PMEs
Startup transforma dados em estratégia para PMEs

Quando o engenheiro de dados Ricardo Frasson começou a coletar dados, descobriu sua vocação: gerar valor para a avalanche de informações públicas e abertas e torná-las mais acessíveis e úteis para pequenas e médias empresas.  Foi assim que ele fundou, em 2018, a startup DataSeek, uma plataforma de Big Data, com APIs e Inteligência Artificial, que oferece serviços de geração de leads B2B para os setores de vendas e marketing das empresas, assim como serviços de consultas à dados que possam garantir a segurança dos negócios aos setores de compliance e risco de clientes e fornecedores.

Segundo o fundador da startup, os dados ainda continuam pouco acessíveis a pequenas e médias empresas e seu objetivo é democratizar este acesso, para que possam fazer negócios de forma mais rápida e facilitada.

“Dizer que dados são o novo petróleo é um clichê que se popularizou, mas a mina de ouro, de fato, ainda são os dados de alta qualidade: organizados, tratados, enriquecidos, validados e padronizados. Dados de qualidade reduzem o tempo nas análises, facilitam a comunicação e o poder de decisão. Muitos profissionais de empresas de pequeno, médio e até as de grande porte, ainda fazem o trabalho de formiguinha, buscam as informações de maneira manual, o que gera um alto custo na coleta e muitos erros na captura desses dados. Nós colocamos nas mãos destes profissionais o poder dos dados, pois sabemos que são fundamentais para alcançar uma diferenciação e gerar segurança aos negócios”, diz Frasson.

O banco de dados da DataSeek possui mais de 59 milhões de CNPJs disponíveis para consulta e disponibiliza informações de 1.2 milhões de pequenas, médias e grandes empresas que estão mapeadas com leads e contatos de decisores. Ao todo são 4 milhões de leads B2B disponíveis na plataforma da empresa. A Dataseek também oferece a possibilidade de criar e-mails altamente personalizados com IA em sua solução de gestão de leads LRM, visualizar mapas de relacionamento e grupos econômicos das empresas, e ainda permite fazer o enriquecimento de bases de dados pré-existentes.

A plataforma funciona a partir de informações de dezenas de fontes de dados públicos e disponíveis na internet, desde dados demográficos, firmográficos, comunicação, segmentação, porte, faturamento e market share das empresas, incluindo listas dos contatos diretos de decisores, a partir, dos quais, a tecnologia da DataSeek consegue traçar um perfil completo e atualizado e em conformidade com a LGPD.

Desde a sua fundação a empresa cresceu apenas com capital próprio e gerando caixa. Hoje a DataSeek atende uma centena de clientes de forma recorrente e a receita da startup, em 2023, chegou a mais de 1 milhão de reais. Este ano a empresa definiu metas maiores: crescimento de 20% ao mês em 2024. Para os próximos cinco anos, crescimento de 10% ao mês e meta de faturamento de R$ 12 milhões / ano nos próximos anos. Este ano a startup também iniciou negociações para levantar capital com investidores. A startup também vem se dedicando a criar novos produtos de IA.  “Possuímos bilhões de dados em nosso Big Data para alimentar a nossa IA e também a IA de clientes. Temos a “gasolina para decolar os modelos de machine learning”. Queremos criar produtos baseados em informações, transformando dados por IA que possam  impactar positivamente a economia. O sonho é grande”, conclui Frasson.

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