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Outsourcing de TI é opção para empresas

A evolução da terceirização do serviço para o modelo de outsourcing pode apresentar custo-benefício para empresas que mantêm um bom gerenciamento.

Outsourcing de TI é opção para empresas
Outsourcing de TI é opção para empresas

O outsourcing refere-se à prática de uma empresa contratar serviços externos para realizar atividades que não fazem parte de sua competência principal, podendo incluir serviços técnicos, de suporte, consultoria, desenvolvimento de software, entre outros.

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Esta prática já é uma realidade para muitas áreas, incluindo a de tecnologia da informação. Diversas empresas, atualmente, optam por contratar serviços de desenvolvimento dos softwares necessários para a operação, ao invés de ter pessoal interno dedicado à tarefa. O principal objetivo do outsourcing é, muitas vezes, aumentar a eficiência e se beneficiar da especialização de provedores externos em áreas específicas.

Os motivos da preferência pelo outsourcing, neste caso, seriam a redução de custos operacionais e administrativos. Com a contratação de um projeto já estabelecido, a empresa não precisa dispensar tempo e recursos com o recrutamento de especialistas.

“O outsourcing abrange uma gama mais ampla de serviços e atividades, ao passo que a terceirização de mão de obra está mais diretamente relacionada à contratação de recursos humanos externos para desempenhar funções específicas”,  explica Bruna Boner, CEO da Globalweb.

“É importante observar que as definições e o uso destes termos podem variar dependendo do contexto e da região. Assim, a formação interna de talentos, por meio de avaliação de desempenho, bootcamps e programas de trainee, aliada a processos maduros de desenvolvimento de software, com boa documentação, torna-se essencial para eliminar este risco”, conclui a executiva, acrescentando que as empresas contratantes precisam manter em dia o acompanhamento do gerenciamento de qualidade por parte da terceirizada

Há, porém, alguns desafios enfrentados pelas empresas que decidem trabalhar neste modelo, como, por exemplo, Controle e Visibilidade, Barreiras de Comunicação, Segurança da Informação, Qualidade do Serviço, Custo Total de Propriedade (TCO) e Custos Ocultos, entre outros.

Outra barreira enfrentada pelas empresas que decidem terceirizar serviços de desenvolvimento de software é a coordenação. Gerenciar uma equipe distribuída geograficamente, pontua Boner, pode ser desafiador, exigindo uma coordenação eficiente para garantir que todos os envolvidos estejam alinhados com os objetivos da empresa.

Também é possível citar, como um ponto de atenção às empresas, prossegue a executiva, a possibilidade de custos ocultos. Embora o outsourcing possa inicialmente parecer uma opção mais econômica, existem custos adicionais que podem surgir ao longo do tempo. Estes incluem custos de gerenciamento, mudanças no escopo do projeto e taxas extras

“Para mitigar esses desafios, é crucial que as empresas realizem uma seleção cuidadosa dos parceiros de outsourcing, estabeleçam contratos claros e eficientes, e implementem práticas de gerenciamento robustas para garantir uma colaboração bem-sucedida”, alerta Boner. Para ela, no entanto, todos esses desafios são possíveis de serem superados com bom gerenciamento, possibilitando o custo-benefício da terceirização de desenvolvimento de software.

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