Amazônia Sem Fronteira

Notícias Corporativas

Schneider Electric implementará polo de soluções energéticas

Parceria entre FAS e Schneider Electric implementará polo de soluções energéticas em comunidades da Amazônia

Schneider Electric implementará polo de soluções energéticas
Schneider Electric implementará polo de soluções energéticas

Promover uma transição energética justa, ampliando o acesso à energia sustentável e eficiente nas comunidades da região amazônica. Estes são os principais objetivos do “Polo de Soluções Energéticas Sustentáveis para a Amazônia”, que será implementado até setembro de 2025 na duas comunidades: a comunidade indígena Três Unidos e a ribeirinha Tiririca, no Amazonas. A iniciativa é liderada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e pela Schneider Electric. Assinada na Casa G20, no Rio de Janeiro, a parceria terá duração de dez anos.

O novo polo funcionará no Núcleo de Inovação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (Nieds) Assy Manana. Seu enfoque será em promover tecnologias de gestão energética e estratégias inteligentes, sustentáveis, eficientes e acessíveis, priorizando o consumo consciente e justo, além de reduzir desperdícios. A finalidade é apoiar as comunidades locais na transição a um modelo de consumo mais equilibrado, em harmonia com a biodiversidade e o desenvolvimento local e a diminuição das emissões.

“As fontes limpas representam uma abertura de novos horizontes na fomentação da bioeconomia e da educação. A energia é um facilitador capaz de criar condições para o desenvolvimento sustentável e gerar esperança por uma Amazônia próspera, com melhoria de renda e indicadores sociais, mantendo a floresta em pé”, afirma o superintendente geral da FAS, Virgilio Viana.

“A transição energética justa é um ponto importante quando falamos em promover o desenvolvimento sustentável. Na Schneider Electric, acreditamos que todos devem ter acesso a soluções que tornem o consumo de energia mais inteligente, eficiente e sustentável, especialmente em comunidades com menos acesso à energia, como as da Amazônia”, afirma Rafael Segrera, presidente da Schneider Electric para a América do Sul.

A Schneider Electric e a FAS já colaboram desde 2012 em projetos de fontes renováveis para a Amazônia e agora expandem esse trabalho com a proposta de oferecer alternativas inovadoras para o uso responsável do recurso gerado na região.

Foco na educação e no uso consciente e responsável da energia

O Polo de Soluções Energéticas Sustentáveis terá um foco em educação, oferecendo treinamentos e qualificação profissional às comunidades para capacitá-las na implementação e no gerenciamento de sistemas energéticos inteligentes e eficientes. Além disso, o espaço será uma vitrine para práticas de uso responsável da energia e sediará eventos e visitas de campo que promovam a troca de conhecimentos.

“Acreditamos que o acesso à energia é um direito humano básico, assim como o seu uso responsável – e existem soluções para isso. Também neste sentido, a educação é fundamental. Por isso, a Schneider Electric tem como meta treinar um (1) milhão de pessoas em gestão de energia até o fim de 2025 em todo mundo, e a Amazônia faz parte desse universo. Essa capacitação vai além da transferência de conhecimento técnico – ela busca empoderar as comunidades locais para que possam aplicar soluções práticas no dia a dia, contribuindo para sua autonomia energética e melhoria na qualidade de vida”, acrescenta Segrera.

Visando gerar resultados de impacto socioambiental, como a redução do desmatamento e o fortalecimento do posicionamento do Brasil na COP30 rumo à Agenda 2030, o Polo engloba temas transversais como educomunicação, acesso à cultura, conservação da biodiversidade, qualificação profissional e enfrentamento da emergência climática. Com isso, estima-se beneficiar 28 comunidades localizadas na APA Rio Negro e RDS Puranga Conquista, atendendo mais de mil famílias.

“Energia, água e comunicação são essenciais para a prosperidade na Amazônia e estão interligadas. O número de pessoas sem acesso à energia na região é significativo, chegando a quase um (1) milhão”, diz a superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades, Valcléia Lima Solidade. “Quando temos empresas como a Schneider Electric empenhadas em implementar soluções energéticas, ficamos felizes em contribuir. Acreditamos que, por meio desse projeto, daremos ainda mais visibilidade à energia limpa para o bem da Amazônia e levaremos dignidade às populações locais”.

A parceria entre a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a Schneider Electric foi fortalecida pela Aliança de Empresas Francesas pela Amazônia Viva, firmada em março de 2024 pela FAS e pela Câmara do Comércio França-Brasil. O objetivo dessa aliança é facilitar o engajamento de empresas francesas em projetos de desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Mais Notícias