Segundo uma publicação do portal E-Commerce Brasil, os produtos relacionados ao autocuidado e que sejam eco-friendly (amigável ao meio ambiente, em tradução livre). devem ganhar destaque no mercado brasileiro em 2024.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Dentro desse contexto, outra pesquisa realizada pelo Ibope encomendada pela Bayer revelou que, em média, oito a cada dez (84%) brasileiros buscam ter uma rotina de autocuidado, o que inclui a preferência por uma alimentação mais saudável, aliada à prática de atividades físicas e atenção à saúde.
Para Marcelo Sztajn, diretor executivo da OEX, a pesquisa reflete diretamente no mercado de produtos para autocuidado, uma vez que há uma crescente conscientização sobre a importância do bem-estar pessoal. “Isso indica uma ênfase na saúde mental e qualidade de vida, com uma variedade de práticas de autocuidado sendo buscadas”, afirma.
De acordo com ele, há uma relação direta entre a importância cada vez maior que os brasileiros dão à rotina de autocuidado e a expansão do mercado de produtos relacionados à prática no Brasil nos dias de hoje. “O mercado de produtos relacionados à prática de autocuidado no Brasil está em expansão, impulsionado pela crescente conscientização sobre saúde mental e bem-estar”, afirma Sztajn.
Sztajn destaca que há uma ampla variedade de produtos disponíveis no mercado nacional, desde cosméticos e cuidados com a pele até dispositivos de meditação e aplicativos de bem-estar: “As empresas estão investindo em produtos inovadores, como os dispositivos de massagem, e sustentáveis para atender à demanda crescente por autocuidado, refletindo uma tendência global em direção ao cuidado pessoal e à busca por uma vida equilibrada e saudável”, observa.
Ainda segundo estudo da Bayer, a maior parte dos brasileiros já entende que o cuidado com o próprio corpo e saúde ajuda a estimular o sistema imunológico (31%), além de reduzir os riscos de ficar doente (25%) e contribuir para a promoção do bem-estar (21%).