Amazônia Sem Fronteira

Notícias Corporativas

Monumento do Rio São Francisco será inaugurado em MG

O lançamento do monumento “Minhocão – O Guardião do Rio São Francisco” acontece no dia 1º de junho em Três Marias, Minas Gerais

Monumento do Rio São Francisco será inaugurado em MG
Monumento do Rio São Francisco será inaugurado em MG

Inspirada no mito simbólico do Rio São Francisco, Zackia Daura, escritora, artista plástica e produtora cultural de Três Marias (MG), construiu o monumento “Minhocão – O Guardião do Rio São Francisco”, que será inaugurado no dia 01 de junho, em Três Marias. Segundo Zackia, “a inspiração para fazer essa gigantesca obra de arte, com 23 metros de comprimento, é lançar uma luz sobre os desafios enfrentados pelo rio e suas comunidades”. 

Alguns dos personagens simbólicos do rio São Francisco, como por exemplo, minhocão, mãe d’água, caboclo d’água, dentre outros, são lendas do folclore e da cultura popular dos moradores das margens do rio. O Minhocão, que é um dos destaques das lendas do Velho Chico, seria uma serpente enorme, fluvial e subterrânea, que existiria no São Francisco. 

O rio São Francisco é mais que um rio. Ele faz parte da história das pessoas que moram às suas margens de uma forma marcante, que muitos creem que o rio tem vida própria. Essa teoria faz parte as lendas populares e em uma delas o Velho Chico tem direito até ao seu sono de beleza. 

Além da inauguração do Minhocão, no mesmo dia 01/06, a artista plástica Zackia Daura vai lançar o novo livro “O Menino e o Minhocão, uma história de um menino curioso que faz uma descoberta, o Guardião do rio São Francisco. “Esse Guardião é um misto de minhoca, peixe, serpente e dragão, que protege o ecossistema”, conta.

Zackia Daura

A escritora, artista plástica, cineasta e produtora cultural, Zackia Daura percorre o universo artístico utilizando diversas técnicas que têm o propósito de conduzir ao autoconhecimento e ampliação de consciência. Natural de Patrocínio, reside em Três Marias desde 1995, com atuação na área cultural. Com ascendência árabe e italiana, o gosto pela arte e poesia, assim como pelos mitos, símbolos e arquétipos, se incorporam à sua obra. Seus monumentos e algumas esculturas podem ser contemplados por estarem instalados ao ar livre, na cidade de Três Marias.

Mais Notícias