Segundo recente pesquisa divulgada pela Brain Inteligência Estratégica, a comodidade é uma realidade no dia a dia dos brasileiros, reflexo disso são os resultados da pesquisa, apontando que 7 a cada 10 compradores de imóveis aceitam pagar mais caro para morar em condomínios que possuem mercadinho na área comum, e esse ingrediente foi um dos fatores principais no sucesso do segmento de mercados autônomos no Brasil.
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Com apenas um clique no botão do elevador do condomínio, moradores de todo o Brasil têm à sua disposição um minimercado com tudo que o eles precisam para uma demanda emergencial.
Campinas-SP foi berço de nascimento de uma das maiores redes do Brasil, a SmartStore, especializada no segmento e com mais de 1400 lojas em operação e faturamento anual superior a R$ 191 milhões.
A empresa que hoje conta com atendimento em 25 estados do Brasil e mais de 220 cidades, além de 5 operações em funcionamento no sul da Flórida – Estados Unidos, oferece o serviço por meio de representantes licenciados, que conduzem a montagem e operação das unidades, amparados pela orientação e padronização da matriz, podendo ser implementadas em condomínios verticais, horizontais, hotéis e empresas com mais de 100 funcionários.
O diretor nacional da rede, Oberdan Siqueira ressalta o grande volume de procura para instalações em 2022, que das 1000 lojas ativas, o ano representou 600 novas unidades desse total.
“A procura pela SmartStore mais do que triplicou, devido à maior difusão de conhecimento do modelo, tanto pelos próprios moradores de condomínios como por empresas do segmento”, diz Siqueira.
Além da comodidade aos moradores e funcionários que utilizam o sistema, o modelo de negócios da SmartStore e demais empresas do segmento, proporciona oportunidade para pequenos e microempreendedores, já que conta com simples operação e baixo custo de investimento comparado a outros modelos de negócio.
Estima-se que hoje no Brasil existam mais de 10 mil mini mercados como esse em condomínios e empresas, e a expectativa do setor é atingir rapidamente a marca de 100 mil unidades.
Um dos principais debates dentro do segmento é o furto de produtos, que para a SmartStore gira entre 1% e 3%, devido ao formato de negócio escolhido.
“Acreditamos no formato de poucas lojas por licenciado, entendemos que essa é a essência desse modelo de negócios, proporcionando assim, melhor atendimento aos síndicos e moradores bem como um cuidado mais próximo do dia a dia da loja, do que empresas que concentram 100, 200 lojas sob uma única administração, por exemplo. Além de facilitar a controlar furtos e a operação, essa forma proporciona maior oportunidade para mais empreendedores poderem se encaixar no segmento”, ressalta Siqueira.
Para 2023 a empresa projeta um crescimento ainda maior, chegando a marca de 1600 lojas em operação, e para isso conta com 2 escritórios, administrativo e comercial, ambos na cidade de Campinas que fornecem atendimento a todo o Brasil.