Amazônia Sem Fronteira

Notícias Corporativas

IEG: cultura é pilar fundamental do CSC, mostra pesquisa

Segundo o estudo, 64% das empresas investem em treinamentos sobre o tema; as ações reforçam a preocupação em garantir que todos estejam alinhados, diz sócia do IEG

IEG: cultura é pilar fundamental do CSC, mostra pesquisa
IEG: cultura é pilar fundamental do CSC, mostra pesquisa

Mais da metade (64%) das empresas que possuem um CSC (Centro de Serviços Compartilhados) no Brasil investem na realização de treinamentos e workshops relacionados à cultura, conforme levantamento   do IEG (Instituto de Engenharia de Gestão) na MIA – Market Intelligence Application Shared Services – plataforma de dados sobre CSC.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

A cultura é compreendida como o conjunto de normas, valores, crenças, visão e missão, bem como o comportamento que caracteriza como os membros e colaboradores de uma corporação interagem uns com os outros e com partes externas.

Ainda de acordo com dados compilados na MIA, outras iniciativas para fortalecer a cultura do CSC destacadas pelas empresas analisadas são formação da liderança (53%) e a realização de ações de endomarketing (40%).

O levantamento também mostra que 35% das empresas consideram a definição ou revisão da Missão, Visão e Valores do CSC. Para Lara Pessanha, sócia e responsável pela Área de Inteligência de Mercado do IEG, essas iniciativas reforçam a preocupação das empresas em garantir que os funcionários estejam alinhados quanto ao propósito do CSC para que entendam melhor sobre esse modelo de gestão.

“Os funcionários devem estar alinhados quanto ao propósito do CSC para que entendam melhor sobre esse modelo de gestão e exerçam seu papel no suporte à operação dos negócios”, explica Pessanha. “A compreensão dos colaboradores é tida como fundamental pelas empresas para que eles consigam exercer o seu papel, tendo à frente uma liderança preparada para dar o exemplo e engajar o time em prol dos objetivos traçados”, complementa.

De modo geral, para a especialista, a cultura empresarial é tida como um elemento importante para aumentar o engajamento dos colaboradores de empresas de diversos portes e setores.

O IEG consolida informações de mais de 200 empresas que possuem um CSC no Brasil por meio de uma série de pesquisas realizadas com o objetivo de traçar um panorama deste mercado de Serviços Compartilhados. A maior parte das estatísticas são disponibilizadas na MIA.

Para mais informações, basta acessar: https://ieg.com.br/

Mais Notícias