Amazônia Sem Fronteira

Notícias Corporativas

Verso Animado apresentará trabalhos produzidos por crianças de Uberlândia-MG

Vídeos de animações serão apresentadas, numa mostra, nos dias 21, 24 e 27 de novembro, ao público em geral e também estarão disponíveis no YouTube

Verso Animado apresentará trabalhos produzidos por crianças de Uberlândia-MG
Verso Animado apresentará trabalhos produzidos por crianças de Uberlândia-MG

Para celebrar um ano de muito trabalho, as 120 crianças residentes em área de vulnerabilidade social de Uberlândia-MG, que fizeram do projeto Verso Animado, terão o nome em destaque em uma mostra pública dos trabalhos que desenvolveram nas oficinas de animação por meio de duas técnicas: desenho animado e stopmotion fotográfico. As mostras serão realizadas de forma gratuita nos dias 21, 24 e 27 de novembro deste ano, no Teatro de Bolso do Mercado Municipal, às 19 horas; na Escola Estadual Parque São Jorge (Rua Oswaldo Silvério Silva, 346 Bairro São Jorge), às 14 horas; e na Escola Estadual do Bairro Jardim das Palmeiras (R. das Pombas, 931 – Bairro Jardim das Palmeiras), às 14 horas. Os vídeos também estarão disponíveis na internet, por meio do canal Projeto Verso Animado, no YouTube.

+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira

Ao todo serão 06 videoclipes de animações 2D (Quadro a Quadro) e que tiveram como trilha sonora canções do álbum Eu nunca Esqueço de Sonhar – produzido por meio de um projeto do artista Enzo Banzo com crianças. Com temas divertidos e poéticos, as crianças se reconheceram em diversas composições do álbum.

As crianças também tiveram contato com outros artistas da região e elegeram para o trabalho as canções “Amarilis”, de Luiz Salgado, e “Anel”, composta por Bia Bedran e interpretada pelo grupo araguarino Trem das Gerais, dando cores e formas diversas, com olhar detalhista, curioso e poético de criança.

O projeto

A proposta do Verso Animado, que conta com o patrocínio do Instituto Algar e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, surgiu com o intuito de dar continuidade ao percurso da proponente Aline Miguel no campo da arte-educação em audiovisual, envolvendo novos participantes, ao mesmo tempo em que dialoga com produções de outros projetos desenvolvidos na cidade com propósitos similares.

A origem do projeto

Segundo a proponente, o lançamento do disco infantil Dedo de Verso, que foi criado a partir de oficinas de poesia e canção com crianças e adolescentes e com participação de diversos artistas locais, foi percebido como um potencial material para novos desdobramentos artísticos e pedagógicos. “Daí surgiu a ideia de se criar videoclipes de animação para canções do álbum por meio de novas oficinas com outro grupo de crianças e adolescentes em um novo projeto, que seria então o Verso Animado e que integra o trabalho de diversos artistas contribuindo para a formação de crianças, socializando-as e ao mesmo tempo valorizando a cultura local”, explica.

Assim, foi construído o trabalho formativo e artístico que é, ao mesmo tempo, feito para crianças e feito pelas crianças, uma vez que as imagens e palavras vieram da percepção de mundo e da linguagem dos participantes. “As crianças nos surpreenderam com os trabalhos. Eles se desenvolveram tanto artística quanto socialmente pelo contato e interação entre eles. Acredito que o público ficará encantado com a mostra”, comenta Jack Allek (Rafael Lemos), um dos arte-educadores das oficinas.

Após a criação das ilustrações, os materiais foram encaminhados para um profissional responsável pela criação de storyboard e animação das imagens, por meio das técnicas de desenho animado e stopmotion fotográfico.

Aline Miguel ressalta a importância desse trabalho, caracterizado por seu potencial transformador nas vidas daqueles que têm a oportunidade de acesso aos processos de vivência artística na educação. “Além de desenvolver as habilidades e técnicas das crianças, essa ação tem um peso social muito importante. Incluir a criança em um projeto artístico coletivo faz com que ela se sinta valorizada e envolvida na sociedade, contribuindo para a aumentar a autoestima dos pequenos, despertando o melhor deles. Estamos muito felizes com o resultado desse projeto até o momento e o público se surpreenderá”, conclui a proponente.

Sobre o Instituto Algar

O Instituto Algar tem o papel de concentrar e fortalecer as ações sociais que contribuem para transformar vidas e gerar impacto nos locais em que o grupo Algar atua. /Por meio de programas que reforçam a educação, o esporte, a cultura e o voluntariado, há mais de 20 anos a instituição trabalha para cuidar do próximo e contribuir para uma sociedade melhor.

São milhares de vidas impactadas diariamente pelas ações do Instituto que englobam formações para preparação de jovens para o mercado de trabalho, oferecimento de atividades no contraturno escolar para crianças em organizações sociais parceiras, capacitação de educadores e o incentivo e criação de oportunidades para associados do Grupo participarem de ações sociais por meio do trabalho voluntário.

Serviço

O quê: Mostra de Vídeos do Projeto Verso Animado

Pra quem: Público em geral

Quando: 21, 24 e 27 de novembro de 2023

Onde:

  • 21/ 11, às 19h, no Teatro de Bolso do Mercado Municipal de Uberlândia (R. Olegário Maciel, 255 – Centro)
  • 24/11, às 14h, na E.E. Parque São Jorge (Rua Oswaldo Silvério Silva, 346 Bairro São Jorge)
  • 27/11, às 14h, na E.E. do Bairro Jardim das Palmeiras (R. das Pombas, 931 – Bairro Jardim das Palmeiras)

Entrada gratuita

Canal Verso Animado no YouTube: https://www.youtube.com/@projetoversoanimado

Mais Notícias