O live commerce é uma modalidade de venda que vem ganhando bastante destaque nos últimos anos. Uma projeção divulgada pela Mckinsey mostra que as estimativas são de que essa modalidade alcance um total de US$ 423 bilhões em vendas em 2023.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
Por ser uma modalidade recente, o live commerce ainda tem espaço para crescer em diversos países. Iniciado na China em 2016, esse é um modelo de negócio em que os apresentadores mostram produtos diversos durante uma transmissão ao vivo em redes sociais como o TikTok, e o cliente pode tirar dúvidas em tempo real e selecionar os itens que deseja comprar.
O país asiático, inclusive, segue como o maior representante nas cifras desse mercado, sendo responsável por 30% de todas as vendas no e-commerce. Entretanto, outras nações como Estados Unidos e até mesmo o Brasil começam a trilhar seu caminho nas vendas por meio de lives nas redes sociais.
Live commerce no Brasil
Apesar de o Brasil ainda ser um iniciante no live commerce perto da China, já existem alguns setores que utilizam essa estratégia em suas vendas. Conforme divulgado em um levantamento feito pela Mimo Live Sales, os setores que mais recorrem a esse formato são moda, beleza, casa e decoração e eletrônicos.
O levantamento ainda revela que há quatro tendências para ficar de olho no uso do live commerce. São elas:
- Maior audiência: com o uso da venda ao vivo por meio de redes sociais como TikTok e até mesmo Instagram e Facebook, é possível atrair um público maior para os produtos de uma empresa;
- Aumento nas conversões: por ser um meio com bastante alcance, as vendas nas redes sociais também ajudam a ter uma ampliação na taxa de conversão das marcas;
- Expansão dos canais de tráfego: se uma empresa vende produtos variados, o live commerce é uma boa porta para que os usuários conheçam seus itens e possam tirar dúvidas;
- Parcerias: outro ponto importante do live commerce é a possibilidade de criar novas parcerias com influenciadores digitais para trabalhar estratégias de conteúdo variadas.
“Apesar de ser um mercado ainda em crescimento no Brasil, o live commerce já se mostra uma estratégia promissora. Para quem deseja atuar neste segmento, o ano de 2023 ainda guarda boas oportunidades com a Black Friday, a Cyber Monday e as vendas de Natal”, avalia Ricardo Melo, vice-presidente de marketing da HostGator e da DLoja Virtual.
Trilhas de aprendizado
Para ajudar aqueles que estão trilhando uma trajetória no ramo das lojas virtuais e do e-commerce, a DLoja Virtual disponibilizou alguns ebooks gratuitos para dar dicas de como agir neste segmento, como o “Do like ao lucro: como impulsionar as vendas da sua loja virtual nas redes sociais” e o “Do zero ao sucesso com sua loja virtual: guia rápido para te ensinar a criar uma loja virtual lucrativa”.