A revista norte-americana Fortune, uma das publicações de negócios mais influentes do mundo, divulgou as 50 empresas que mais contribuem com o desenvolvimento da sociedade global na atualidade. A anual “Change the World list” – lista das companhias que estão mudando o mundo, em livre tradução – considera iniciativas que promovem a educação e o conhecimento, o apoio à sustentabilidade e ao empreendedorismo, além da geração de novos postos de trabalho. Entre as top 30, a única instituição financeira é o Santander, na 14ª posição da lista – apontado em razão do seu programa de Universidades, uma das maiores iniciativas de apoio à educação e ao conhecimento do setor privado global. Nas primeiras posições estão as automotivas General Motors, ChargePoint e Tesla – por conta de seus projetos de eletrificação de motores –, além do Mercado Livre, pelo apoio ao empreendedorismo, e o Walmart, como um dos maiores geradores de empregos do mundo.
+ Leia mais notícias no portal Amazônia Sem Fronteira
O Santander já investiu mais de € 2,2 bilhões no programa desde a sua criação, em 1996, e ajudou mais de 1 milhão de pessoas a melhorarem suas perspectivas de carreira através da educação e do empreendedorismo, o que faz do banco um dos maiores apoiadores da educação em todo o mundo. Só em 2022, a instituição financeira destinou € 100 milhões e ajudou mais de 250 mil beneficiários com bolsas de estudo e estágios.
Segundo Ana Botín, presidente mundial do Santander, a educação e o empreendedorismo são fundamentais para o progresso da sociedade. “Nosso programa universitário ajudou mais de um milhão de estudantes e empreendedores desde a sua criação em 1996, e estamos muito orgulhosos de que a Fortune tenha reconhecido a contribuição do programa para a sociedade”, afirma a executiva.
O Santander está comprometido com o progresso e o crescimento inclusivo e sustentável, com uma longa história de incentivo à educação, à empregabilidade e ao empreendedorismo. O banco oferece estas iniciativas através de duas plataformas principais: Bolsas Santander, que ajuda pessoas a melhorarem suas condições de empregabilidade através da aprendizagem contínua, oferecendo bolsas de estudo e formação gratuita em competências profissionais para todas as idades, e Pessoas Santander, em que apoia pequenos empreendedores no desenvolvimento de seus negócios.
Durante o quinto encontro internacional de reitores da Universia, realizado no passado mês de maio, em Valência (Espanha), Ana Botín reafirmou o apoio do Banco às instituições de ensino “com o compromisso de investir 400 milhões de euros na promoção da educação, da empregabilidade e do empreendedorismo entre 2023 e 2026”. “Convencidos de que não há melhor investimento social do que o feito na educação, há vinte e sete anos decidimos assumir um compromisso com a Universidade”, acrescentou. O encontro reuniu cerca de 700 reitores de 14 países que representavam 14 milhões de estudantes da Europa, dos Estados Unidos, da América Latina e do Reino Unido.
Abaixo a lista completa das 50 empresas que estão contribuindo para um mundo melhor, edição 2023, da Revista Fortune:
1 The American Electrifiers
2 MercadoLibre
3 Walmart
4 Johnson Controls
5 Battelle
6 Perrigo/Organon
7 Wasoko
8 WeRide
9 Gilead Sciences
10 Abbott Laboratories
11 Infosys
12 Patagonia
13 Mastercard
14 Banco Santander
15 Apple
16 Tencent Holdings
17 Recycling Revitalizers
18 Ferring
19 Octopus Energy Group
20 Syndio Solutions
21 Vivo (Telefônica Brasil)
22 Bobbie Baby
23 Yum China
24 Microsoft
25 Chobani
26 Too Good To Go
27 Recykal
28 Cisco Systems
29 Green Homebuilders
30 World-Changing Investors
31 Volvo
32 Grail
33 JPMorgan Chase
34 Intuition Robotics
35 Swatch Group
36 Leidos Holdings
37 WSP Global
38 Winmark
39 CIB Egypt
40 Esusu
41 PayPal Holdings
42 Sesame Workshop
43 VC Gender Parity
44 Trimble
45 Google Nest
46 Habi
47 Biobot Analytics
48 Cotopaxi
49 Kayrros
50 VF